Atuação defensiva do Flamengo desperdiça liderança isolada

Atuação defensiva do Flamengo erra muito na derrota para o São Paulo e time comandado por Torrent perde oportunidade de liderar o Brasileiro
Após a derrota do Internacional para o Corinthians por 1-0 no sábado, o trabalho do Flamengo no Maracanã era vencer o São Paulo para tornar-se o líder isolado do Brasileirão. O jogo não era considerado fácil, mas uma vitória era bastante possível para o Rubro-Negro, que começou na frente do placar após um gol de Pedro aos seis minutos da partida.
A partir daí, porém, as coisas foram por um caminho que não era o esperado pelo time.
Leia também: Flamengo 1×4 São Paulo: falhas crônicas e gritantes
O primeiro gol do São Paulo saiu de um grande erro do Flamengo. Com Isla fora de posição, Gustavo Henrique cai para a lateral direita com o objetivo de roubar a bola de Gabriel Sara, que cruza para a área, mas Natan afasta.

A jogada terminaria por aí se houvesse algum jogador do Flamengo para dar continuidade a jogada, mas a bola sobra para Tchê Tchê, que tem espaço para ajeitar e encontrar o melhor tempo para marcar o gol de empate.

O gol foi uma soma de muitos erros. Antes do cruzamento, houve uma troca de passes que quebrou a linha defensiva, com Isla saindo para recuperar a bola em uma tentativa que falhou. Essa mesma troca de passes ocorreu entrelinhas, o que é um erro enorme do Flamengo.
Na imagem, podem ser vistos quatro jogadores do São Paulo no canto esquerdo entre as duas linhas de marcação do Rubro-Negro. Enquanto isso, Tchê Tchê posicionou-se sozinho na direita, e a sobra chegou para ele marcar.

Veja mais: Fernando Diniz defende Domènec: ‘Eles estão dando um show’
A partir do empate, o São Paulo passa a aproveitar melhor os erros do Flamengo no setor defensivo. Na imagem, pode ser visto um ataque que não ocasionou o gol do time paulista, mas que gerou perigo.
Gustavo Henrique quebra a linha defensiva, e Gabriel Sara tem espaço para avançar, chutando com uma fraca bicicleta. O gol não saiu no lance em questão, mas foi o primeiro dos vários grandes erros de GH na partida.

Erros coletivos somados ocasionaram o empate do São Paulo. A virada, porém, veio após um erro individual de Gustavo Henrique. No lance, é visto que Isla pressiona Reinaldo, que faz o cruzamento errado. Normalmente, um defensor bem posicionado afastaria a bola, ou poderia até mesmo dar início a um contra-ataque. Neste caso, o camisa 2 do Flamengo se posiciona para o lado, deixando a zaga exposta e também anulando a possibilidade de afastar para frente. O corte de GH é para dentro da área, e acaba nos pés de Brenner, que vira o jogo para o adversário.
O final do primeiro tempo terminou não só com a virada do São Paulo, mas também com um pênalti perdido por Bruno Henrique. No segundo tempo, as coisas também não melhorariam para o Flamengo.

Em um lance de ataque do São Paulo, mais um erro individual de Gustavo Henrique ocasionou o avanço do adversário. O zagueiro quebra a linha defensiva, e Igor Gomes encontra muito espaço para atacar, mas é cortado por Natan já dentro da área.
Veja também: Derrota para o São Paulo foi a pior do Flamengo no Maracanã desde 2015
O pênalti cometido por Gustavo Henrique não precisa de uma imagem, mas é um outro erro do zagueiro na derrota, e mais um que gerou um gol do São Paulo.

Para fechar o 4-1 do São Paulo, o derradeiro gol saiu de uma assistência de Tiago Volpi, que lança a bola para uma zona muito alta do campo, em que Luciano avança entre os defensores, que não conseguem acompanhar a corrida do atacante. A linha alta do Flamengo permite o bom posicionamento do marcador do último gol.

Por fim, percebe-se a quantidade de erros do Flamengo que geraram lances perigosos e gols ao São Paulo. O 4-1 veio de diversas falhas no setor defensivo e pênaltis muito mal batidos. Dome deve fazer mudanças no setor defensivo, e trabalhar os erros já nos próximos treinamentos.
*Créditos da imagem destacada no post e nas redes sociais: Alexandre Vidal / Flamengo