Paris 2024: os atletas do Flamengo classificados para Olimpíadas
Em 2024, o maior evento esportivo do mundo será disputado em Paris. A contagem regressiva para os Jogos Olímpicos já começou. E o Flamengo terá representantes em busca de pódios, recordes e medalhas.
Sete atletas já estão com passaportes carimbados para a França. A Ginástica Artística é dominante na lista, enquanto um atleta é da Canoagem e outro da Natação. Confira quem representa o Flamengo nos Jogos Olímpicos e todos os detalhes para acompanhar a competição:
Isaquias Queiroz
Estrela da Canoagem, Isaquias Queiroz foi o primeiro atleta rubro-negro a conquistar uma vaga para Paris. Isaquias recém-completou 30 anos e é um nome certo na próxima Olimpíada. Ele já é o atual detentor da medalha de Ouro na modalidade C1 1000m Masculino, que conquistou em Tóquio 2020.
Isaquias Queiroz entra em ação no National Olympic Nautical Stadium, palco da Canoagem em Paris. O rubro-negro disputará tanto as provas de Slalom como as de Velocidade pelo Brasil. O baiano compete entre os dias 27 de julho e 10 de agosto.
Diogo Soares
Depois de Isaquias nas águas, Diogo Soares garantiu a representação do Flamengo na Ginástica Artística Masculina. Será a segunda vez do atleta nos Jogos Olímpicos. A vaga de Diogo veio através do Mundial de Antuérpia, realizado no ano passado. A promessa de 21 anos terminou a competição com duas medalhas, sendo uma de prata e outra de bronze.
A Bercy Arena, no coração da capital da França, recebe a modalidade. A disputa entre homens da Ginástica Artística está marcada para acontecer entre 27 de julho e 5 de agosto.
Rebeca Andrade, Flávia, Jade e Lorrane
Na modalidade feminina da Ginástica, o Flamengo emplacou logo quatro representantes. Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa e Lorrane Oliveira garantiram uma classificação por equipes para as Olimpíadas de Paris. O quarteto foi bem no Mundial de Antuérpia e conseguiu a vaga sem sufoco.
No Mundial de Ginástica, as meninas terminaram com nove medalhas. Jade ficou com uma de prata, assim como Lorrane. Flávinha ficou duas vezes em segundo lugar, enquanto Rebeca conquistou cinco medalhas (uma de ouro, três de prata e uma de bronze).
Rebeca Andrade é a grande esperança do Brasil em Paris. A estrela da Ginástica Artística brilhou em 2023 e terminou o ano condecorada em todos os campeonatos que disputou. A ginasta também defende seu ouro nas Olimpíadas. Em 2020, Rebeca Andrade foi campeã no Salto, uma das especialidades da atleta.
As Meninas da Gávea competem pela Ginástica Artística Feminina na Bercy Arena de 28 de julho a 5 de agosto.
Guilherme Caribé
Na Natação, Guilherme Caribé já chega com status de grande promessa. O nadador brilhou no seu primeiro Pan-Americano em 2023, conquistando um triplete de ouro e ainda uma medalha de prata. O chamado “novo Cielo” conseguiu a vaga olímpica pelo tempo obtido no Mundial de Esportes Aquáticos (38s06), também no ano passado.
Caribé entra em ação nas piscinas a partir do dia 27 de julho, e se prosseguir até as finais, pode estender sua estádia na França até 4 de agosto. Nanterre, comuna francesa há pouco mais de 12 km do centro de Paris, sedia a disputa da Natação.
Flamengo pode aumentar lista de representantes nas Olimpíadas 2024
Apesar de já ter seis atletas nas Olimpíadas de 2024, o Flamengo pode aumentar essa lista. Rubro-negros do Judô e Futebol são favoritos para carimbarem vagas para o evento esportivo mais disputado do mundo.
No Judô, Rafaela Silva está próxima de conseguir a classificação através do Ranking Mundial. Ela bateu na trave no Mundial e também no Pan. Para conseguir a vaga olímpica, Rafaela precisa terminar entre os 17 primeiros colocados do Ranking Mundial de Judô até o mês de junho. A rubro-negra é a atual sétima colocada no peso leve (57kg). Vale lembrar que Rafaela Silva ficou de fora das Olimpíadas de Tóquio 2020 por cumprir pena de doping.
Já no Futebol, a situação é um pouco diferente. A Seleção Brasileira ainda briga pela classificação no torneio Pré-Olímpico, que será realizado entre 20 de janeiro e 11 de fevereiro. São 10 países da América do Sul concorrendo por apenas duas vagas.
O Brasil é um dos favoritos, por ser o atual bicampeão olímpico. Ramon Menezes decidiu não convocar jogadores do Flamengo para o Pré-Olímpico. Porém, nomes como Victor Hugo, Igor Jesus e Matheus Cunha estiveram nas últimas listas do técnico e podem surgir novamente na seleção final que irá para Paris.