Nesta quarta-feira (26), o Flamengo tem duelo decisivo válido pela Copa do Brasil. O Mais Querido recebe o Maringá no Maracanã, e precisa reverter a derrota no jogo de ida, por 2 a 0. Logo, para seguir em busca do pentacampeonato, o Fla deve marcar três gols para se classificar, sem necessidade de pênaltis.
Leia mais: Flamengo terá de quebrar tabu para ser penta após derrota na Copa do Brasil
Apesar do cenário difícil, o atual campeão da Copa do Brasil já passou por situações semelhantes em outras edições. Sendo assim, o MRN fez um levantamento das últimas quatro viradas do Mengão na competição: em 2022, 2016, 2014 e 2013. Relembre:
4º – Flamengo 2 x 2 Cruzeiro
Abrindo a lista, uma virada em ano de título. Em 2013, o Flamengo recebia o Cruzeiro pelas oitavas de final. Na ida, o time mineiro abriu dois gols, um deles, de forma antológica com Everton Ribeiro. No entanto, Carlos Eduardo diminuiu o placar para o Rubro-Negro.
Com o cenário, o Mais Querido precisava de apenas um gol no Maracanã, para se classificar. Porém, não parecia sair: o 0 a 0 permaneceu até os minutos finais do jogo. Com o Cruzeiro quase comemorando, surge Elias, aos 43′, para balançar as redes do Mais Querido.
A virada emocionante deu forças ao Fla para um título essencial. Pelo caminho, derrotou Botafogo e Goiás, e venceu o Athletico-PR na grande final.
3º – Flamengo 3 x 3 Coritiba
Pela Copa do Brasil de 2014, Flamengo e Coritiba se encontraram nas oitavas. Jogando fora de casa, o Mais Querido chegava com moral, já que era o atual campeão da competição. Porém, o time de Luxemburgo foi surpreendido pelo Coritiba, que venceu por 3 a 0.
Para a volta, o Rubro-Negro criou confiança. Apesar da torcida estar desconfiada com uma virada tamanha, o Flamengo também fez 3 a 0, levando ao empate no agregado e aos pênaltis. Nas penalidades, o goleiro Paulo Victor se consagrou: fez duas defesas, enquanto Canteros converteu o último para colocar o Rubro-Negro nas quartas de final.
Apesar da vitória surpreendente, o Flamengo caiu ainda nas semifinais, diante do Atlético-MG.
2º – Flamengo 3 x 1 Confiança
Dessa vez, o Mais Querido teve que se superar logo na primeira fase da Copa do Brasil. Isso porque, em 2016, o Flamengo duelou contra o Confiança na competição, e saiu com a derrota de 1 a 0 no jogo de ida.
Mais uma vez, a torcida fez seu papel na volta. Empurrando o time, o Mengão fez 3 a 0, e superou o placar favorável ao time sergipano. Na vitória, Mancuello e Marcelo Cirino (2x) fizeram a festa da Nação. Porém, a alegria não durou muito: na fase seguinte, o Mais Querido caiu para o Fortaleza, e se despediu da Copa do Brasil.
1º – Flamengo 3 x 2 Atlético-MG
Em 2022, na campanha até o tetra, o Mengo encarou o Atlético-MG nas oitavas de final. O duelo começou tenso para o Rubro-Negro, que no Mineirão, perdeu por 2 a 1. Lázaro marcou o gol que deu esperança ao time do Fla em reverter o jogo.
Recebendo o Atlético-MG na volta, o torcedor entrou em campo novamente. Em uma atmosfera impressionante, com mais de 68 mil presentes, o Flamengo venceu por 2 a 0. Arrascaeta, que marcou os dois gols, foi o regente do Mais Querido em uma vitória que mudaria o rumo do time na temporada.
Assim, embalado por boas atuações, o Mengão deixou para trás Athletico-PR e São Paulo, até vencer o título contra o Corinthians em uma grande final.