Arrascaeta lidera lista dos jogadores de Fla e Corinthians com mais finais de Copa do Brasil
Com a proximidade da super final da Copa do Brasil, entre Flamengo e Corinthians, chega o momento de jogadores experientes passarem os seus conhecimentos para vários jovens atletas. Isso porque, para vários jogadores dos dois elencos, essa é a primeira decisão dessa competição na carreira.
De um lado, o Flamengo conta com apenas nove jogadores em seu vasto elenco que já disputaram ao menos uma final de Copa do Brasil. Nesse sentido, Arrascaeta, Everton Ribeiro e Santos foram os que mais estiveram em decisões do mata-mata nacional.
Do outro lado, o Corinthians já teve oito atletas disputando uma final de Copa do Brasil, com Fágner sendo o que mais passou pela experiência (duas vezes).
Leia também: Dorival pode promover mudança no time titular para a final da Copa do Brasil
O MRN, portanto, decidiu relembrar as finais de cada atleta que já passou pela experiência de decidir o título da Copa do Brasil.
Everton Ribeiro
Atual capitão do Flamengo, o camisa 7 terá a terceira chance de levantar o troféu da Copa do Brasil na sua carreira. Aos 33 anos e com a braçadeira, será ele quem vai erguer a taça em caso de vitória rubro-negra.
Dos jogadores do elenco do Flamengo, foi ele quem disputou a primeira final da competição. Isso aconteceu há 10 anos, quando ele ainda atuava pelo Coritiba e acabou sendo derrotado para o Palmeiras. Porém, dois anos depois (2014), Everton Ribeiro teve nova chance de ser campeão, dessa vez com a camisa do Cruzeiro. Ele, contudo, acabou sendo vice pela segunda vez, perdendo para o Atlético-MG.
Gabigol e Thiago Maia
O artilheiro e o volante eram companheiros de Santos quando disputaram a final da Copa do Brasil pela primeira, e até então única, vez. Em 2015, a equipe paulista encarou o Palmeiras e acabou com o vice-campeonato.
Naquela temporada, foi de Gabigol o gol de honra da partida de ida, que colocou o Santos em vantagem para o jogo de volta. Vale lembrar, que o camisa 9 do Flamengo está em 6º na lista de maiores artilheiros da competição, com 26 gols anotados. Marcando mais três vezes, ele vai entrar no Top 3, superando Oséas, Paulo Nunes e Viola.
Everton Cebolinha
Entre os atletas do Flamengo, Cebolinha foi o primeiro campeão da Copa do Brasil. Isso aconteceu na temporada 2016, quando jogava pelo Grêmio. Com apenas 20 anos, ele entrou em campo nos minutos finais e marcou um gol na partida de ida contra o Atlético-MG.
Naquela temporada, Everton Cebolinha atuou em seis jogos, sendo apenas um como titular. E foi justamente no jogo em que o time gaúcho selou o título da competição.
Diego e Rodinei
De todos os nomes do elenco, foram esses dois os primeiros a disputarem uma final da competição com a camisa do Flamengo. Ambos estiveram na decisão da Copa do Brasil de 2017, contra o Cruzeiro. No jogo de ida, Paquetá abriu o placar e um certo uruguaio, aproveitando falha do goleiro Thiago, empatou.
Na volta, contudo, o Cruzeiro venceu nos pênaltis após um 0 a 0 no tempo normal. Desde então, nem o Flamengo, nem Diego e Rodinei voltaram a disputar finais de Copa do Brasil.
Arrascaeta
Hoje ídolo e super identificado com o Flamengo, Arrascaeta foi algoz do Rubro-Negro em sua primeira decisão de Copa do Brasil. Como citado acima, foi dele o gol do Cruzeiro na partida de ida. Essa, no entanto, não foi a única final dele, já que o uruguaio esteve lá novamente no ano seguinte.
Desse modo, na temporada 2018, ainda no clube mineiro, conquistou o bicampeonato. O adversário? O Corinthians. No jogo de ida, ele não esteve nem no banco de reservas. Na volta, contudo, não só atuou como fechou o caixão com um gol no final do duelo. Com os dois troféus, Arrascaeta será o maior campeão da Copa do Brasil em campo na decisão de 2022.
Léo Pereira e Santos
Há 3 anos, antes de formarem dupla no Flamengo, goleiro e zagueiro estiveram juntos no título da Copa do Brasil com o Athletico-PR. Titulares absolutos na equipe paranaense, venceram os jogos de ida e volta contra o Internacional e ajudaram a equipe a conquistar o seu único troféu da competição em sua história.
No ano seguinte, Léo Pereira foi contratado pelo Rubro-Negro. Santos, contudo, seguiu na equipe e ainda disputou mais uma final em 2021. Após eliminar o próprio Flamengo na semifinal, o goleiro e seu time acabaram perdendo para o Atlético-MG e ficaram com o vice-campeonato.
E no Corinthians?
No Corinthians foram oito os jogadores que já estiveram em ao menos uma final de Copa do Brasil. Dos nomes, Fágner é o único com duas decisões no currículo, mas ficou no banco na sua primeira oportunidade lá em 2011, quando defendia o Vasco. A outra ocorreu somente sete anos depois, já no Corinthians, mas o desfecho não foi favorável.
Ademais, os outros atletas da equipe paulista com final de Copa do Brasil na carreira são: Renato Augusto (campeão com o Flamengo, em 2006), Giuliano (2009), Fábio Santos (2016), Ramiro (campeão com o Grêmio, em 2016), Cássio e Matheus Vital (2018) e Robson (2019).
Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...