Allan está se recuperando de lesão muscular e tem retorno previsto para o jogo entre Flamengo e Bahia desta quinta-feira (20), no Maracanã, pelo Brasileirão. O volante deve começar partida no banco de reservas após desfalcar equipe em dois compromissos, mas já corre risco de voltar a ser ausência por acúmulo de cartões amarelos.
O meio-campista soma dois cartões amarelos no Campeonato Brasileiro: contra Palmeiras e Red Bull Bragantino. Sendo assim, caso seja punido novamente contra o Bahia, precisará cumprir suspensão no clássico contra o Fluminense do próximo domingo (23), no Maracanã, válido pela 11ª rodada.
➕ Empresário de Hugo Souza é direto sobre possível negócio com Corinthians
Vale destacar que o meio-campista já precisou atuar pendurado e respondeu bem. Ele passou 90 minutos sem receber amarelo contra o Corinthians e também não foi punido durante os 40 minutos que ficou em campo contra o Vasco.
Allan recebeu cinco cartões amarelos em 19 partidas pelo Flamengo na temporada, uma média de aproximadamente 0,25 por jogo ou um a cada quatro confrontos que participa. O último que recebeu foi contra o Amazonas na Copa do Brasil, onde também está pendurado, e depois enfrentou Millonarios e Vasco.
Ou seja, segundo a média do volante na temporada, é mais provável que o cartão aconteça justamente contra o Fluminense e somente se ele entrar nos dois jogos. Mas obviamente há cenários específicos em um jogo de futebol que podem acabar com a estatística em poucos segundos. Como uma falta tática para parar contra-ataque por exemplo.
Flamengo é o time mais disciplinado do Brasileirão
O título invicto e sem expulsões no Campeonato Carioca já dava sinais que o Flamengo seria um time que sabe marcar e não precisa parar o jogo a todo instante. O Brasileirão não só comprovou isso, como mostra uma grande vantagem do Rubro-Negro para os outros times no quesito cartão.
O Flamengo é disparado o time com menos cartões na competição: 17 amarelos e nenhum vermelho em nove partidas. São Paulo, Cuiabá, Palmeiras, Internacional e Bahia também não tiveram expulsos, mas todos receberam no mínimo 27 amarelos.
É o caso justamente do Bahia, adversário desta quinta. O tricolor baiano é o segundo time com menos cartões de todo o campeonato, mas ainda assim tem 10 a mais que o Mengão.
E vale destacar que não significa uma defesa desequilibrada. Mesmo que tenha passado por período de instabilidade, o Fla sofreu oito gols no torneio e tem quarta melhor defesa, atrás de Palmeiras, Internacional e Athletico-PR.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.