6 a 1 no Vasco é eleito pela Nação como melhor atuação do Flamengo no ano; relembre como foi

Atualizado: 25/12/2024, 16:44
Gabigol comemora gol pelo Flamengo, com o tradicional muque; artilheiro voltou a marcar contra o Vasco

Apesar de um ano conturbado para o Flamengo, a temporada acabou com os títulos do Carioca e da Copa do Brasil, mas o mais importante, a esperança de um 2025 ainda mais vitorioso sob o comando de Filipe Luís. Mesmo com as conquistas e duelos marcantes de mata-mata, em enquete feita pelo 'ge', a Nação elegeu a goleada de 6 a 1 sobre o Vasco como a melhor atuação de 2024.

Com gols de seis jogadores diferentes, o confronto na 7⁠ª rodada do Brasileirão até teve o Flamengo saindo atrás, antes de aplicar a maior goleada do clássico de virada.

➕ Nunes dá relato inédito sobre Gabigol isolado após título da Copa do Brasil

Com 44% dos votos, a partida superou o confronto de ida da final da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG, e também o 2 a 0 no Palmeiras, também na CdB, no jogo de volta das oitavas. 

Relembre como foi o jogo:

A partida começou disputada no meio de campo, com o Vasco aproveitando roubadas de bola para acelerar pelas laterais. Em duas investidas, o time criou perigo ao Rubro-Negro, e, aos oito minutos, Vegetti abriu o placar com um belo chute de perna direita. A jogada teve origem em um lateral, com a zaga adversária falhando ao afastar a bola, permitindo que o atacante finalizasse de primeira.

Apesar do gol sofrido, o Flamengo conseguiu impor um ritmo mais confortável e passou a pressionar a área vascaína. Após alguns minutos de tentativas sem grande precisão, Cebolinha começou a se destacar, assumindo o protagonismo com uma atuação impressionante.

Aos 27 minutos, após uma recuperação de bola dentro da área, Everton Cebolinha recebeu o passe de Arrascaeta e finalizou de primeira, sem deixar a bola tocar o chão, para empatar o jogo. Um belo gol do Rubro-Negro que coroou o bom momento da equipe e marcou o início de uma sequência decisiva do atacante.

Pouco depois, aos 32 minutos, Cebolinha recebeu pela direita, driblou o marcador e finalizou, obrigando Léo Jardim a fazer uma boa defesa. Em seguida, correu para receber a cobrança de escanteio do lado oposto, passou por dois defensores em mais uma jogada individual e fez um cruzamento perfeito para Pedro marcar de peito.

Cebolinha cobrou também o escanteio que resultou no gol de David Luiz, o primeiro do zagueiro com o Manto Sagrado no Maracanã após quase três anos no clube. Esse lance também marcou a primeira partida de Cebolinha com duas assistências.

No final do primeiro tempo, houve ainda a primeira decisão do VAR anunciada por áudio para todo o estádio: a expulsão do zagueiro João Victor.

O segundo tempo começou com gol, consolidando a goleada no placar. Pedro fez um belo passe em profundidade para Arrascaeta, que, cara a cara com Léo Jardim, deu um toque sutil por cobertura, fazendo a bola rolar lentamente até o fundo da rede.

Com o Vasco abatido e o Flamengo mantendo o ritmo intenso, o cenário era ideal para o Mengão ampliar a goleada. Aos 30 minutos, em sua primeira jogada após substituir Cebolinha, Bruno Henrique marcou um golaço. Ele acertou um chute de primeira no ângulo após assistência de Arrascaeta.

Para fechar a tarde histórica, Gabigol entrou em campo pela primeira vez desde a polêmica envolvendo uma foto com a camisa do Corinthians. Vestindo a camisa 99, em vez da 10, marcou um gol contra o rival e beijou o escudo rubro-negro. O gesto dividiu a torcida entre aplausos e vaias, acrescentando mais um momento marcante ao confronto.


Compartilhe
Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.