Zupak aconselha Filipe Luís sobre Seleção Brasileira

27/03/2025, 11:20
Atualizado: 27/03/2025
zupak analisa Allan no Flamengo

Filipe Luís é um dos nomes na lista de cogitados para assumir a Seleção Brasileira diante a eminente queda de Dorival Jr. Apesar do pouco tempo na profissão, já mostrou que será um dos grandes, porém, tendo de ter ponderações quanto a uma decisão como essa, segundo conselho do jornalista Gustavo Zupak.

➕ Jornalista pede dupla Renato Gaúcho e Filipe Luís na Seleção Brasileira

Na visão do comentarista da 'ESPN', Filipe Luís tem de respeitar os passos da sua carreira, já que o pulo do sub-20 para o profissional já foi um desses "passos acelerados".

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

"Ele tem que respeitar os passos da carreira dele. Ele já deu um passo mais acelerado do que ele imaginava ao trocar o sub-20 do Flamengo pelo time de cima. Deu super certo. Não vejo por que ele dar outro passo agora e deixar de viver o que ele está vivendo", avaliou Zupak.

Segundo o jornalista, não é seguro mais um passo acelerado como esse de assumir a Seleção, e que por mais tentador que seja, o ideal é dar continuidade ao seu desenvolvimento.

"Para o Filipe, embora seja muito tentadora essa possibilidade, não vejo como o passo mais seguro que ele poderia dar, dado o desenvolvimento tão bonito que ele vem tendo na carreira", disse.

Além desse fator pressa, Zupak aponta como pode gerar duvida sua inexperiência e juventude, sendo outro ponto que ajuda na justificativa de dar tempo ao tempo, já que o comentarista projeta que agora ou depois, o convite da Seleção com certeza virá.

"Agora, assim, a juventude dele no cargo, né? Um pouco tempo de trabalho gera uma dúvida em relação à seleção, mas acho que do ponto de vista do Filipe, ele não tem que ter pressa para isso, mesmo se eventualmente o convite acontecer, né? O Filipe é um cara que, ou na Seleção Brasileira, ou no futebol europeu de clubes, ele estará. Se não for agora, vai ser depois. Então, não vejo motivo para ele ter pressa", definiu Zupak.

Filipe Luís passa por "hype" de "treinador do momento"

A "escalação" de Filipe Luís nesta lista de selecionáveis como possíveis substitutos de Dorival na Seleção Brasileira, é parte do fenômeno do "técnico do momento".

O termo foi usado por Gustavo Zupak, que relembrou nomes que sofreram do mal desse hype, e assumiram a Seleção às vezes de forma precipitada ou precoce, simplesmente por serem o nome do momento.

"É natural que se olhe para o Filipe Luís. Natural que se pense no Filipe pelo começo arrasador, né? O técnico do momento, ele sempre vai ser cogitado. Isso aconteceu com o Mano Menezes no Corinthians, com o Muricy Ramalho no Fluminense, com o Tite no Corinthians, com o Diniz no Fluminense, com o Dorival no São Paulo e com o Filipe Luís no Flamengo", relembrou.

Fora Filipe Luís, o nome mais forte para assumir o cargo de comandante da Seleção Brasileira é Carlo Ancelotti. Com contrato até o final da atual temporada europeia com o Real Madrid, a CBF fara todo esforço possível para fechar com o italiano após o Mundial de Clubes, que acontece entre junho e julho.