Zinho relembra fala de Filipe Luís e justifica pressão no Flamengo

Atualizado: 05/08/2025, 18:11
Zinho na ESPN

Com o Flamengo sem vencer há dois jogos na temporada, a pressão no clube obviamente subiu nesta metade do ano e passou a resvalar no técnico Filipe Luís. O comandante segue com respaldo do torcedor, mas tem gerado preocupações pelo futebol que o time desempenhou nas últimas partidas.

➕ Filipe Luís conta com 2 reforços para tentar virada contra Atlético-MG

Primeiro, o Mais Querido foi derrotado pelo Atlético-MG no Maracanã, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O time não fez jogo ruim, é verdade, mas cometeu um erro vital em saída de bola e entregou um gol — que acabou por decidir o jogo — ao adversário.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

No último fim de semana, no Castelão, o Flamengo conseguiu sair na frente do Ceará no primeiro tempo, com Arrascaeta. No entanto, deixou o ritmo baixar muito na etapa final e sofreu o empate.

Desta forma, o comentarista Zinho — ex-jogador formado na base do Mengo — opinou sobre a pressão recebida por Filipe Luís neste momento. E disse não a considerar exagerada, já que o técnico tem um grande elenco nas mãos — e reconhece isso publicamente.

"Não acho a pressão exagerada porque o próprio Filipe Luís comentou que tem o melhor elenco do futebol brasileiro e sul-americano. E aconteceram mais contratações de jogadores para esse elenco, que já era o melhor", disse Zinho.

O comentarista explicou que, naturalmente, a pressão acompanha o nível de futebol que o Flamengo consegue desempenhar. Quanto melhor o time, maior a cobrança, e Filipe Luís tem sentido isso na pele.

"Então, a expectativa também cresce. É muito maior para o Flamengo ganhar e conquistar. Como o time ainda não encaixou e oscila em alguns momentos, a pressão vai mais em cima do treinador. Os treinadores são os mais cobrados. Essa pressão é normal porque ele tem os melhores jogadores", avaliou.

Por outro lado, Zinho vê Filipe Luís como um profissional consciente sobre o nível de pressão que vai enfrentar. Além disso, considera que o ex-lateral tem o jogo de cintura necessário para lidar com a situação.

"A cobrança é sempre de o Flamengo vencer. Ela só vai aumentar, e o Filipe Luís sabe que isso vai acontecer. Ele faz um ótimo trabalho e tem experiência porque já foi atleta, vai saber assimilar isso", destacou Zinho.

Por fim, Zinho apontou que o Flamengo deve crescer com as adaptações de jogadores como Samuel Lino, Saúl Ñíguez, Jorge Carrascal e Emerson Royal, contratados neste meio de ano.

"Com o tempo e com o encaixe desses novos jogadores, o Flamengo vai voltar a manter uma regularidade. Porque tem jogado bem alguns jogos e em outros, oscilado. O que ele busca é uma regularidade", finalizou Zinho.


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.