A derrota do Flamengo para o Bolívar na Libertadores aumentou questionamentos sobre planejamento e decisões de Tite de preservar titulares em jogos importantes. O resultado negativo sem Arrascaeta, Pedro e outros destaques gerou dúvidas e críticas de parte da torcida e imprensa. Para o comentarista Zinho, no entanto, as reclamações são exageradas após primeira derrota em 19 jogos no ano.
O ex-jogador revelado pelo Flamengo destaca não só que foi a primeira derrota do ano e em jogo na altitude de La Paz, a 3.640 metros acima do nível do mar. Ele indica que o nível de desgaste do elenco deve estar relacionado ao Carioca, mas entende que era uma necessidade entrar com titulares e fazer melhor campanha possível após 2023 sem títulos e também para Tite não sofrer grande pressão.
➕: Libertadores: Flamengo pode terminar em 1º caso Bolívar repita 2023
“Acho críticas e cobranças normal, mas não o exagero que está sendo. O Flamengo perdeu o primeiro jogo na temporada, apenas o primeiro jogo. O Flamengo foi campeão do Carioca. ‘ Mas é obrigação’, obrigação não, ele ganhou ganhou de Botafogo, Vasco e Fluminense. A final foi contra o Nova Iguaçu, que eliminou o Vasco, e o Flamengo foi muito superior. Ele (Tite) optou por ganhar o título. Era muito importante ganhar, porque o Flamengo ano passado não nada. Foi fundamental, imagina a cobrança que seria se não vence”, iniciou Zinho, durante programa ‘ESPN FC’
Para complementar, o comentarista lembrou que o Flamengo joga clássico contra o Botafogo às 11h de domingo (28). Assim como citado por Tite em coletiva, a viagem de ida de volta para Bolívia e desgaste de jogo na altitude foram considerados antes da decisão. Contudo, apesar de achar críticas por rodízio exageradas, afirma que é preciso estar alerta ao desempenho abaixo da expectativa.
“Aí agora que o time não ganhar e ele tem essa opção pensando no que vem pela frente, clássico domingo contra o Botafogo é 11 horas da manhã. Certamente ele levou isso em consideração. Então, assim, tem que ligar sinal de alerta, tem que ver que o melhor elenco ainda não deu essa resposta, mas foi a primeira derrota. E tem coisas importantes para essa gestão de elenco que o Tite está fazendo. Acho acima do ponto (críticas). “
Mauro Naves contrapõe Zinho e faz questionamento sobre planejamento de Tite no Flamengo
Participaram do debate também Daniela Boaventura, Osvaldo Pascoal e Mauro Naves. O último não concordou completamente com a análise de Zinho e fez questionamento sobre o planejamento para cada atleta. Ele levanta dúvida sobre a administração de minutos de Arrascaeta, que precisa ser preservado pelo histórico de lesões, mas atuou com frequência no Campeonato Carioca.
“Não sei se é pelo resultado. O que eu vejo do torcedor, e eu também já estou muito preocupado com De La Cruz e Arrascaeta, por que eles já estão desgastados? O que eu quero entender é que se o Arrascaeta merece isso (ser poupado) por que ele jogou 80 minutos contra o Bangu, contra o Boavista?”, questiona Mauro Naves.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.