Zinho desafia Flamengo a manter nível do Brasileirão na Libertadores

Enquanto na Libertadores o Flamengo ainda não conseguiu apresentar uma atuação de alto nível, no Brasileirão já soma duas goleadas e é o líder do torneio de maneira isolada.
➕ Conmebol confirma final da Libertadores em Lima, no Peru; veja data
Levando isso em conta e a diferença no nível de apresentação de um torneio para o outro, o ex-jogador e comentarista Zinho avaliou que é importantíssimo que o Fla jogue bem como joga no campeonato nacional, na Liberta.

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Segundo Zinho, é bem provável que o Flamengo de Filipe Luís consiga manter esse nível de atuação, já que tem em seu técnico alguém que cobra dos jogadores tal constância.
"A possibilidade do Flamengo repetir atuações como essa é enorme, porque tem um treinador que preza isso. Não deixar os jogadores se acomodarem", disse Zinho.
Apesar disso, Zinho destaca que para manter tal alto nível, a parte física da equipe tem de estar muito boa, até porque o estilo de jogo do técnico Filipe Luís exige um time bem condicionado. Junto desse fator, os atletas têm de estar ciente desse de tal forma de jogar e os papéis que precisarão desempenhar em campo.
"Pra isso, precisa da parte física estar muito boa, porque não é fácil você repetir isso em todos os jogos. Precisa de todos os jogadores do elenco estarem conscientes dessa forma de jogar, e isso me parece que o Filipe Luís está conseguindo, porque ele tem até mexido na equipe, o time mantém o nível de jogo", explicou.
Dessa forma, crava que se o Fla conseguir manter esse equilíbrio, tem tudo para brigar por títulos, ressaltando que agra é a hora de se colocar em prova, diante momento decisivo que vai encarar na Libertadores
"É um Flamengo que se manter, ou conseguir administrar fisicamente esse time, a tendência é brigar pelos títulos. Agora, precisa repetir isso, principalmente agora, nessa fase da Libertadores. Tem um jogo fora de casa contra o Central Córdoba, que foi o time que ganhou do Flamengo. Essa atuação, principalmente contra o Corinthians, foi a melhor apresentação de um time brasileiro pra mim no ano, tem que ser repetida, principalmente nessa fase importante que o Flamengo vai entrar na Libertadores", definiu o ex-jogador.
Após três rodadas da fase de grupos da Libertadores, o Flamengo soma 4 pontos, tendo uma vitória, uma derrota e um empate.
Próximo adversário do Mengão, o Central Córdoba, é justamente o líder do grupo, com sete pontos conquistados. Na 2ª posição está a LDU, com cinco, um ponto acima do Rubro-Negro.
Tática de Filipe Luís se assemelha com a de Jorge Jesus, aponta Zinho
Estilo de jogar que bebe de várias fontes segundo o próprio Filipe Luís, Zinho por sua vez analise que a maneira com qual o técnico do Flamengo organiza sua equipe se assemelha muito com a que Jorge Jesus aplicava.
Apesar de basear seu estilo de jogo em uma equipe intensa e pressionante, Filipe Luís não tem tantos jogadores no time titular com essa característica, compensando com estratégia de Jorge Jesus, de marcar no campo adversário subindo as linhas de maneira coordenada.
"O Flamengo precisa pressionar na frente, porque o Flamengo não tem um time com jogadores com característica de pegada de marcação, é um time muito técnico. Então o Filipe Luís repete mais ou menos aquilo que o Jorge Jesus fazia. O time já marca lá na frente, adianta as linhas de marcação, pressiona o adversário no campo de defesa deles, pra tentar roubar a bola já ali", analisou Zinho.
O Flamengo volta a campo na Libertadores para enfrentar o Central Córdoba na próxima semana, quarta-feira (7), às 21h30 (horário de Brasília), em Santiago del Estero.