Zinho cobra comprometimento de Pedro e Gabigol após fala de Tite

16/10/2023, 21:32
zinho defende gestores do flamengo

O Flamengo finalmente apresentou o técnico Tite, mas as aspas levaram a alguns pontos feitos pelo ex-jogador Zinho, que fez algumas cobranças ao atual elenco. Tite explica que quer jogar com ofensividade e diz conhecer o histórico do DNA flamenguista. Para alcançar o balanço ideal, o técnico pode ter dificuldades, e vai depender dos jogadores entenderem a parte defensiva. Principalmente os atacantes Pedro e Gabigol.

Leia mais: Em coletiva, Tite promete se adaptar ao DNA ofensivo do Flamengo

Hoje comentarista da ESPN, Zinho diz que alguns jogadores precisam se sacrificar para fazer a engrenagem funcionar. Principalmente os da frente, que precisam voltar para marcar. Para contracenar com a aspa de Tite, o ex-atleta lembra que o time citado pelo técnico nos anos 80 ficou marcado pela ofensividade porque os atacantes voltaram para marcar.

“É muito fácil de entender que ele está buscando, e vai buscar, um equilíbrio. ‘O DNA do Flamengo é ofensivo’; ‘O Flamengo é só para frente’… esse time que ele citou, o Lico trabalhava para todo mundo. Quem conhece a história do Flamengo, quem acompanhou esse time, eu era moleque, tinha 13, 14 anos, já estava na base do Flamengo, então eu via. Esses caras eram os meus professores, minhas inspirações. Sonhava estar ali. O Lico, quando o Flamengo perdia a bola, voltava para marcar”, inicia.

Além disso, Zinho cita Zico para exemplificar o que quer de Pedro e Gabigol e todo o time do Mengão.

O Tita, quando jogou com o Zico, voltava para ajudar, junto do Andrade e o próprio Adílio, e o Zico também. É que aparece só a parte ofensiva do Zico, mas comigo, jogando no Flamengo de 87, o Zico voltava para marcar o volante, tinha a função também sem a bola. É disso que o Tite está falando”, explica.

Zinho cobra equilíbrio tático do Flamengo

Posteriormente, Zinho cobrou comprometimento dos jogadores do Flamengo com a bola, além de atenção com os movimentos táticos e estratégicos.

“Pode até jogar com vários jogadores com características ofensivas, desde que, na fase defensiva, no momento que estiver sem a bola. Se você não tiver o equilíbrio, o comprometimento dos jogadores sem a bola, aí não dá para jogar com a rapaziada jogando para frente”, opina.

Zinho relembra ainda o que Tite disse sobre a possibilidade de Gabigol e Pedro atuarem juntos, mas explica que depende exatamente desse comprometimento tático em voltar para ajudar na marcação. Afinal, a defesa flamenguista ficaria exposta.

Eu entendi o que ele falou. ‘Gabigol, Pedro, dá para vocês jogarem juntos, mas sem a bola, vou precisar que vocês tenham uma recomposição, um comprometimento, para esse time não ficar tão exposto’, que é o que mais a gente falou nos últimos anos do Flamengo”, concluiu.

Tite citou time histórico do Flamengo para mostrar que conhece DNA do clube

A fim de mostrar que sabe que terá que colocar o time para frente, Tite lembrou seus tempos de jogador da Portuguesa para comentar a forma ofensiva como Zico, Lico, Andrade, Adílio e etc jogavam.

“Por mais programação que se tenha daquilo que se deva fazer, sempre as informações elas captam. E uma da que me capta mais é quando joguei contra o Flamengo. Ele tinha Adílio, Andrade, Zico e depois Tita, ainda bem que eu não peguei Zico, Zico tinha recém ido pra Itália, e Lico. Fora Nunes, Edmar e outros mais. Mas essa composição… Era Júnior e Leandro. E eu na Portuguesa na época”, explica.

Por fim, Tite lembra que não foi nada fácil enfrentar esses eternos craques e mostra que conhece a grandeza do Flamengo.

“O quanto eu corri atrás, o quanto eu passei de sufoco nessa história. Falei isso daí para mostrar a história, a grandeza, o quanto eu sei. Da alegria que o torcedor tem em ver sua equipe. Do quanto eu vou estar empenhado para transmitir também de alguma forma, participar dessa alegria para poder transmitir a eles. Da grandeza do clube. E do orgulho. É um desafio e uma responsabilidade muito grande”, finaliza.


Partilha