Zico relembra Mundial do Flamengo: 'O mais importante da história'
13 de dezembro de 1981 é um dia eternizado na memória de qualquer rubro-negro. Nesta data, o Flamengo vencia o Liverpool por 3 a 0 e se consagrava campeão mundial. Neste sábado (1), através das redes sociais, Zico recordou a conquista.
Zico compartilhou uma foto no Estádio Nacional de Tóquio e legendou: “aqui nesse estádio, em 81, ganhamos o título mais importante da nossa história”, publicou o Galinho no X, antigo Twitter. Em espírito saudosista, o maior ídolo do Flamengo se lembrou do maior troféu do clube.
➕ Zico evita responder fala de Landim, mas manda recado: ‘Não tem como mentir’
O jogo do título Rubro-Negro
Como diz uma das principais músicas da Maior Torcida do Mundo, “em dezembro de 81, botou os ingleses na roda”, e colocou mesmo. O Flamengo construiu o placar de 3 a 0 sobre o Liverpool no primeiro tempo, e decidiu a taça nos 45 minutos iniciais do confronto.
No jogo em questão, o Flamengo dominou a partida do início ao fim, e foi amplamente superior ao Liverpool. O Rubro-Negro era comandado por Paulo César Carpegiani, mas outro técnico foi extremamente importante na conquista: Claudio Coutinho.
Foi Cláudio Coutinho o grande responsável por montar o elenco mais vencedor da história do Clube de Regatas do Flamengo. Ele, inclusive, conduzia a equipe nos anos 80, e iniciou a trajetória do Fla rumo ao primeiro título de Brasileirão. No ano seguinte, no entanto, o técnico não estava mais no cargo.
Carpegiani assume o estrelado e habilidoso elenco, e ele comanda rumo ao troféu da Libertadores e do Mundial de Clubes de 1981. Com dois gols de Nunes, o Artilheiro das Decisões, e um de Adílio, o Flamengo superou o Liverpool por 3 a 0.
Flamengo no Mundial
Como disse o maior de todos, Rei Arthur Antunes Coimbra, ou Zico para os mais íntimos: o título mais importante do Flamengo em seus 128 anos de história. Desde então, o Fla nunca mais conseguiu atingir o topo do mundo novamente, mas chegou bem perto, com a segunda geração mais vitoriosa de sua história: a de 2019.
Sob o comando de Jorge Jesus, no ano mágico de 2019, o Flamengo chegou à final novamente contra o Liverpool. As equipes fizeram jogo bem disputado, e o Fla teve chances de sair com o troféu. No tempo regulamentar, o jogo não saiu do 0 a 0.
Na prorrogação, o Liverpool abriu o placar, e o Flamengo até teve chances de empatar. Na ocasião, Lincoln perdeu um gol incrível e que levaria a disputa pelo título mundial para as penalidades máximas. Por 1 a 0, o time inglês venceu o Fla e saiu com o troféu da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.