Zico pede profissionalismo e dá testemunho sobre amadorismo no Flamengo

02/12/2024, 11:49
Zico durante transmissão ao vivo com Bap, candidato à presidência do Flamengo

Maior ídolo da história do Flamengo, Zico participou de um bate-bapo ao lado do candidato à presidência do clube Luiz Eduardo Baptista (Bap) nesta segunda-feira (2). O Galinho comentou o tema que centra as discussões eleitorais do clube, o profissionalismo, e deu testemunho de como a influência de dirigentes amadores no futebol é prejudicial ao clube. 

O eterno Camisa 10  aceitou o cargo de diretor executivo em 2010, na gestão de Patrícia Amorim, passagem que durou muito pouco e motiva o ídolo a garantir que nunca mais trabalhará na diretoria do clube. Mas foi tempo suficiente para ver como o dirigente amador pouco participava do dia a dia do clube e entender que é necessário um departamento todo profissional. 

➕  Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025

"Menor chance. Eu acho que quem trabalha com futebol precisa viver de futebol. Não pode ter amadores misturado com profissional. Eu tive esse problema nos poucos meses que fiquei [no Flamengo]. Eu chegava no clube 8h da manhã, saía 17h30, 18h. Aí às 19h, aquele dirigente amador que tinha a empresa dele queria saber tudo que aconteceu no dia. Eu falei: 'Você precisa trabalhar aqui e vir aqui. Por que na sua empresas você não abandona? Não vai sair para vir para cá'. Não vive o dia a dia do futebol. E eu entrei em um dos piores momentos, não tinha nada no clube, nem vestiário para a base", disse Zico durante a transmissão.

Em seguida, o ídolo rubro-negro questionou o planejamento feita pela diretoria e comissão técnica do time para poupar atletas e preterir as principais competições do ano. Ele comparou a situação com os clubes europeus e afirmou que profissionalismo é "tudo". 

"Eu nunca fui favorável a esse negócio de poupar jogador e separar campeonatos. Você tem Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil. Não pode ter um elenco de 25 a 30 jogadores e ficar poupando para disputar essas competições. Jogador fica uma semana parado e volta pior ainda. 'Pode se lesionar, acabar não resistindo'. Mas pera aí, tem que saber como está a vida dele fora do campo. O jogador precisa viver para aquilo", comentou, antes de completar: 

"Os valores econômicos são muito altos para pensar em qualquer coisa que não seja jogar futebol. Por que todos os jogadores no mundo, os principais, estão jogando todos os jogos? Jogadores do Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique. Ninguém fica fora, e só no Brasil tem que ficar poupando. Por que isso? O Flamengo poupou jogadores em abril. Não é fácil. Aí depois os jogadores chegaram no momento de disputa e não estavam na melhor condição. Profissionalismo é tudo." 

Bap promete acabar com a influência do vice-presidente de Futebol no departamento caso seja eleito. A proposta do candidato é contratar um diretor técnico que será responsável por gerir todo o futebol rubro-negro. 

Zico cobra mais atletas da base no Flamengo

Ao ser questionado sobre o que espera para o futuro do Flamengo, Zico comentou sobre o desejo de ver todas as modalidades conquistando títulos e fez cobrança por mais presença de jovens da base no futebol profissional. Ele lembrou o time campeão mundial em 1981

"Continue vencedor, disputando todas as competições. Minha área é futebol, mas aprendia a ver e admirar as outras modalidades. Assisto vôlei, basquete, se tiver bocha eu vejo também (risos). Botou a camisa do Flamengo e está em competição eu estou vendo. Categorias de base, formando atletas. Acabando com aquela frase, a segunda né. A primeira é 'Craque o Flamengo faz em casa', e a segunda 'Craque o Flamengo faz em casa, mas depois vende.' Espero que volte só a primeira. A gente sabe o quanto é importante a base. O passe já diz tudo, um dos times mais vitoriosos da história do clube, 11 eram da base. Isso tem que ser sempre levado em conta." 

Bap promete profissionalizar o Flamengo

Luiz Eduardo Baptista garante que seu foco é profissionalizar não só o departamento de futebol, mas todos os setores do clube: "Deixar claro que vamos profissionalizar o clube. Eu costumo brincar, se você é muito bom e não tem tempo para absolutamente nada, é de você que o Flamengo precisa. É colocar cada um em sua especialidade, deixar os profissionais trabalharem, cobrar deles e contribuir naquilo que seja necessário. Apoio operacional, estratégico e tático, tudo aquilo que puder contribuir para eles realizarem as funções. "

A eleição para definir o presidente do Flamengo para o próximo triênio (2025/2026/2027) será no dia 9 de dezembro. Além de Bap, Rodrigo Dunshee e Maurício Gomes de Mattos concorrem no pleito. 


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.