Zico faz revelação inédita sobre relação com Renato Gaúcho

Atualizado: 11/02/2026, 15:35
Zico em lance com Renato Gaúcho no Jogo das Estrelas de 2019, no Maracanã

Zico, o maior ídolo da história do Flamengo, fez uma revelação surpreendente sobre os primeiros passos de Renato Gaúcho como treinador de futebol. Em entrevista ao podcast "Papo Copero", o Galinho relatou que foi o responsável por abrir as portas para Renato na nova profissão, fazendo o primeiro convite oficial para que ele comandasse uma equipe.

Zico será técnico do Brasil em torneio inédito de lendas no Rio

Segundo Zico, a visão de que Renato teria futuro como treinador surgiu logo após a aposentadoria do ídolo do Grêmio dos gramados.

Convite para o CFZ

Zico revelou que, antes de Renato Gaúcho assumir o Madureira ou brilhar no comando de clubes de renome no futebol brasileiro, houve um chamado do Galinho para o seu projeto pessoal, o CFZ (Centro de Futebol Zico).

"Primeira pessoa a convidar ele para ser técnico fui eu, para ser meu técnico aqui no CFZ do Rio, quando nós íamos jogar a terceira divisão no Campeonato Carioca", contou Zico durante a entrevista.

O convite aconteceu logo após Renato pendurar as chuteiras no Bangu, em 1999. Vale lembrar que Renato teve uma breve experiência acumulando as funções de jogador e treinador no Fluminense, em 1996, em uma campanha difícil que terminou na penúltima colocação do Brasileirão. 

Zico enxerga Renato Gaúcho na Seleção Brasileira

Além de revelar o bastidor sobre o início da carreira, Zico não poupou elogios à trajetória do amigo. Para o Galinho, Renato Gaúcho reúne todas as qualidades necessárias para, no futuro, assumir o comando da Seleção Brasileira.

Zico destacou a vivência de vestiário como o grande diferencial de Portaluppi.

"Ele tinha a personalidade dele, o conhecimento que tinha de futebol, das coisas que estavam envolvidas dentro do vestiário, do dia a dia de treinamento. A gente sabia que ele era um bom tipo para comandar", avaliou.

O Galinho foi enfático ao defender o nome de Renato para a "Amarelinha":

"Sempre falei que poderia muito bem ser um dos técnicos da seleção brasileira. (...) Depende também de você saber escolher as pessoas que estão trabalhando do seu lado. E ele tinha uma visão muito boa sobre isso."

Estilo de jogo agrada o Galinho

Para finalizar, Zico analisou o estilo de jogo das equipes comandadas por Renato, incluindo a passagem do treinador pelo próprio Flamengo, onde foi vice-campeão da Libertadores. Para o ídolo máximo do Mais Querido, o segredo está no ambiente criado pelo técnico.

"Você vê que os times deles jogam soltos, jogam para vencer, jogam com gana. É um cara que faz um ambiente bom e isso é fundamental. Faz o jogador dentro do campo ter prazer em correr mais um pouco para ajudar e para fazer o treinador feliz", concluiu Zico.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.