Zico faz comparativo entre Flamengo e Real Madrid: 'Não tem o 10'

Atualizado: 16/02/2025, 18:22

Para o maior ídolo da história do Flamengo, Zico, não há dúvidas sobre qual time de maior destaque mundial no momento. Convicto de que o Real Madrid ocupa o topo, o Galinho fez uma reflexão sobre o papel do camisa 10 no futebol. Com Modrić, que usa a numeração no clube espanhol, deixando de atuar como meia-atacante, surgiu a percepção de que outros clubes estão seguindo essa tendência, adotando esquemas sem um articulador tradicional no setor ofensivo.

“Qual é o maior time do mundo e o maior campeão? O Real Madrid. Quem é o 10 do Real Madrid? (Modrić) Ele é 10? É meiuca! O Real Madrid joga com três na frente e três no meio. Não tem o 10. Se o melhor time não tem o 10, todo mundo quer copiar. Acabaram com a posição do número 10”, disse Zico em participação da produção da FlaTV com o Museu da Pelada.

Zico entrega camisa dez para meia-atacante do Flamengo Feminino

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Flamengo mantém viva a mística da camisa 10

Herdando o histórico número de Zico, Arrascaeta é considerado um dos poucos camisas 10 ainda em atividade no futebol brasileiro. Com a necessidade de mais combate e dinamismo no meio-campo, o Galinho lamenta a atual escassez de armadores, resultado das mudanças no jogo moderno.

“O Flamengo, com o Arrascaeta, ainda joga com esse jogador atrás do centroavante. É a posição do 10. Hoje não tem mais. Acabaram com o 10. Eu atribuo aos novos treinadores de terem extinguido a posição de número 10. Quando pedem para fazer teste, o cara tem que ser forte, alto e combativo, e não ser jogador de futebol. Não tem mais treinadores que privilegiavam o craque de futebol e os grandes jogadores. Hoje é tática. O jogador fica olhando dentro de campo o que o treinador vai dizer para ele, desabafou Zico.

Maior camisa 10 da história do Flamengo, Zico atuou 732 vezes com o Manto Sagrado, com 509 gols marcados, sendo o maior artilheiro da história do clube.

 


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.