O Flamengo tenta viabilizar seu estádio, mas a maioria dos torcedores pede uma construção para, ao menos, 70 mil pessoas, passando até de 100. O maior ídolo da história do clube, entretanto, cita a possibilidade de um estádio apenas para jogos pequenos. Zico diz que o clube deveria seguir mandando os principais jogos no Maracanã.
No entanto, ele lembra que a Federação fica com a maior parte do lucro e que isso não pode acontecer. Por isso, a construção de um novo estádio do Flamengo seria importante para reter boa parte do lucro de jogos para 40 mil pessoas. Aspa foi dada recentemente ao jornalista e narrador João Guilherme.
➕Olympiacos de Rodinei bate Fiorentina e é campeão da Uefa Conference League
“O estádio facilita no sentido de arrecadar muito mais para você. O Maracanã tinha que existir para esses grandes jogos. O Flamengo tem jogos, às vezes, que você pode lucrar muito mais com um público de 30, 40 mil pessoas, jogos pequenos, que você pode facilitar com quem, hoje, não tem a possibilidade de ir. Pode abrir um lugar com ingressos mais acessíveis e você vai ter na área de camarote uma coisa certa para certos jogos, onde você pode arrecadar mais”, diz Zico, em entrevista ao jornalista João Guilherme.
O eterno Camisa 10 da Gávea diz, portanto, que o clube poderia fazer um estádio para 40 mil torcedores que criasse um caldeirão, comparando com jogos para 40 mil no Maracanã.
“No Maracanã não, a segunda entidade a arrecadar mais é o Flamengo. Em primeiro é a federação. A federação nunca pode arrecadar mais que os clubes. Mas acho que o Flamengo deveria ter um estádio sim para 40 mil pessoas. No Maracanã, você coloca 40 mil pessoas, mas não fica aquele caldeirão que é necessário”, comenta.
Zico critica shows no Maracanã
Outro ponto muito criticado por Zico foi a realização de shows e eventos no estádio. Ele ressalta que essa medida é muito prejudicial para o campo, lembrando as condições que o Flamengo precisou jogar no início da temporada por conta da marca do palco de Paul McCartney que levou tempo para sair.
“Querem botar show lá, e isso atrapalha o gramado. Onde teve o palco do Paul McCartney e da Ivete, ali no gol, você vê que não tem jeito, ali é feito para jogar futebol. Por isso criaram a implantação de grama sintética, mas isso não está suportando”, opina Zico.
O craque também fala sobre a possibilidade do Maracanã se tornar um elefante branco. No entanto, ele compara com o Wembley, que só recebe jogos pontuais.
“O torcedor está escolhendo jogo, porque não é fácil tirar de três em três dias uma graninha. Às vezes você está viajando e o avião está lotado (para ir ao Maracanã). O Flamengo tem muitos meios de arrecadar de outra maneira, você tendo seu estádio, tudo vai para você. Maracanã vai sofrer muito com a saída do Flamengo, mas existem vários estádios no mundo que são pouco usados. Wembley, por exemplo”, finaliza.