Zico envia homenagem em italiano a Ancelotti na apresentação à Seleção

Atualizado: 26/05/2025, 17:13

A tarde desta segunda-feira (26) foi histórica para o futebol brasileiro, com a apresentação do italiano Carlo Ancelotti como técnico da Seleção. Em cerimônia organizada pela CBF, o novo comandante recebeu um vídeo de boas-vindas que incluiu trechos de várias personalidades do esporte — incluindo Zico.

➕ Zico no Flamengo: contrato até 2027, salário variável e bônus por publicidade

Entre muitos nomes, como Rivellino e Gerson — que marcaram época pela Seleção — e técnicos que brilharam por outras modalidades, como Marquinhos Xavier (futsal) e Bernardinho (vôlei), Zico também apareceu com um pronunciamento de boas-vindas ao treinador.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

"De italiano, conheço bem. O futebol brasileiro está em alta, e isso é muito importante para nós. Boa sorte e um abraço forte", disse Zico em trecho do vídeo, em italiano.

O aprendizado do italiano de Zico vem da época de Udinese, time que o brasileiro defendeu ao deixar o Flamengo pela primeira vez, em 1983. Pelo clube, fez 54 jogos e marcou 30 gols.

A Udinese, inclusive, está ao lado do Kashima Antlers-JAP como únicos times que Zico defendeu além do Flamengo. Com o Manto, o Galinho fez 732 partidas, com 434 vitórias e 508 gols marcados.

Ancelotti homenageia Seleção em vídeo que inclui Zico

Ainda na tarde desta segunda-feira, Carlo Ancelotti postou um vídeo nas redes sociais em que faz uma homenagem à Seleção Brasileira e destaca alguns nomes que marcaram a trajetória do país.

Um detalhe, porém, foi captado por torcedores do Flamengo. O vídeo carregava imagens de atletas que foram campeões pela Seleção, mas também incluiu Zico — que, entre lesões e retornos, não conseguiu erguer taças com a Amarelinha.

Entre os outros nomes também incluídos na homenagem, estão lances de Pelé, Branco, Cafu, Romário, Taffarel, Rivaldo, Kaká, Bebeto, Ronaldo, Neymar, Vini Jr e vários outros. Naturalmente, Zico também.

Zico foi mencionado em conversa entre Ancelotti e Ednaldo Rodrigues

Durante uma das rodadas de negociação com a CBF, ainda na época em que Ednaldo Rodrigues ocupava o cargo de presidente, Ancelotti chegou a citar o nome de Zico ao expor o conhecimento sobre o futebol brasileiro. 

"Fala de muitos atletas atuais e dos que já se passaram há muito tempo. Falou muito bem do Zico, do Falcão. Falou de treinadores como Parreira, que tem vontade de reencontrar o Parreira. Falou do Felipão", disse.

O próprio Zico comentou a chegada do treinador quando o anúncio foi feito pela CBF. Aprovando a contratação, o Galinho disse que Ancelotti era "a primeira opção" e demonstrou otimismo com o trabalho.

"Está mais do que acostumado a trabalhar com brasileiros, adora o futebol brasileiro, jogou com muitos brasileiros. E tem uma competência fantástica. Na minha cabeça, o nome dele sempre esteve em primeiro lugar. Fez muitos jogadores brasileiros se destacarem por onde passou", disse Zico na ocasião.

A estreia de Ancelotti no comando do Brasil será logo neste início de junho. No dia 5, a Seleção enfrenta o Equador, fora de casa, às 20h (horário de Brasília). Cinco dias depois, encara o Paraguai, dessa vez como mandante, às 21h45. As duas partidas são válidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.