A derrota por 2 a 1 para o Bolívar na terceira rodada da fase de grupos da Libertadores deixou o Mengo em situação complicada na competição. Ídolo do Flamengo, Zico avaliou a partida e deu um conselho para jogos futuros do Rubro-Negro na altitude.
“É quase que impossível fazer um jogo de futebol em uma situação como essa. A única coisa que eu não entendi é que você, em jogos normais, faz as cinco substituições. Esse, que é na altitude, nego está sem fôlego, tem que colocar todo mundo para jogar, até o quinto goleiro”, pontuou o Galinho, no Redação SporTV.
➕ Flamengo iguala sua pior sequência fora de casa na Libertadores
Jogando a 3650m da altitude de La Paz, na Bolívia, Tite mexeu apenas três vezes no time. Léo Ortiz, De La Cruz e Victor Hugo deixaram o campo para as entradas de Matheus Gonçalves, Luiz Araújo e Lorran. Cabe destacar que o Flamengo viajou sem boa parte do elenco principal.
Apesar da crítica em relação à não utilização das cinco substituições, visto que Tite fez apenas três alterações na equipe, Zico fez questão de destacar a mudança no modo de praticar futebol em jogos em altitudes elevadas e deixou uma dica para o Flamengo.
“Por mais que você esteja numa boa condição, que aguente, eles dão uma pancada na bola e obrigam você a correr. Eles sabem jogar ali. A bola fica muito leve. Eu fui bater um escanteio lá, atravessei a bola do outro lado. Aqui, dificilmente um goleiro dá um chute e a bola chega no outro gol. No final, o Rossi quase quis fazer um gol…”, disse Zico.
Flamengo na Libertadores
Com a derrota para o Bolívar, o Flamengo viu a situação do Grupo E se complicar. O Rubro-Negro, agora, precisa vencer os seus jogos e torcer por uma combinação de resultados para tentar se classificar em primeiro do grupo, apesar da dificuldade.
Na rodada atual, a segunda posição também está ameaçada. Isso porque, caso o Millonarios vença o Palestino com dois gols de diferença, ultrapassa o Fla no critério desempate e assume a vice-liderança. Entretanto, o Mengo tem dois jogos para buscar a volta por cima, sendo dois no Maracanã e um fora de casa.