Zico: 'Campeões mundiais em 81 treinavam em campo de terra!'

23/05/2024, 18:35
Zico domina a bola com marcador do Liverpool atrás. Flamengo venceu o Mundial de 1981 com uma grande atuação.

O Flamengo de 2024 tem a sua disposição o mais moderno centro de treinamentos do Brasil. O CT George Helal, mais popularmente chamado de Ninho do Urubu, é exemplo de estrutura para treinamentos, reabilitação e tratamento de atletas. Mas nem sempre foi assim. O maior ídolo do clube contou recentemente sobre o que aconteceu nos quatro meses mais vitoriosos dos 128 anos de história rubro-negra.

Durante depoimento no lançamento do livro Zico 70 anos, em março, no Museu do Flamengo, o Galinho contou sobre a vez que deu praga no campo do estádio da Gávea, o único que o super time dos anos 1980 tinha para treinar. Zico contou: “Deu praga no campo! Foram quatro meses sem poder treinar ali. Começamos a procurar alternativas. Treinamos em academias, na Universidade Gama Filho. Mas aí achamos uma solução mais perto”.

‘Faço a bola chegar, depois é com eles!’, diz Tite sobre atacantes

Bem-humorado, Zico contou que o preparador do Flamengo naquela época ficou horrorizado com a decisão do técnico Paulo César Carpegiani e do elenco. Zico revelou: “Do lado do campo da Gávea, tinha o campo da escolinha, de terra. O Carpegiani fez vários treinos ali! Ou seja, aquele time campeão da Estadual, Libertadores e Mundial em 1981, passou quatro meses treinando em um campo de terra. O preparador físico ficou maluco!”.

Flamengo venceu 3 títulos em 21 dias no final de 1981

O final de 1981 foi sem dúvidas o período mais vitorioso da história do Flamengo. Em 21 dias, o Rubro-Negro venceu o Campeonato Carioca, Libertadores e o Mundial. Primeiro, o Fla conquistou a América. Foram três jogos contra o Cobreloa, do Chile. Vitória de 2 a 1 no Maracanã, derrota de 1 a 0 na batalha de Santiago e, finalmente, vitória de 2 a 0 com dois de Zico, em Montevidéu, em 23 de novembro.

Depois, o time de Zico bateu o Vasco em final que previa três jogos, no Campeonato Carioca. Perdeu as duas primeiras, mas venceu o terceiro por 2 a 1, em 6 de dezembro, no famoso jogo do ladrilheiro, torcedor do Fla que invadiu o gramado para frear o ímpeto do Vasco. Ficou com a taça!

Para completar, em 13 de dezembro, o Flamengo ofereceu ao mundo a maior atuação de um clube sul-americano no Mundial de Clubes. Em menos de 45 minutos, o Rubro-Negro marcou três vezes sobre o Liverpool e transformou o segundo tempo em amistoso.


Partilha