O maior ídolo da história do Flamengo esteve presente na inauguração do módulo profissional do Ninho do Urubu, terreno que foi comprado há 32 anos com a venda do passe dele para a Udinese. No aniversário da maior conquista da história do clube dentro de campo, o Galinho falou sobre esse triunfo fora das quatro linhas:
Estrutura para europeu nenhum botar defeito
Hoje você não precisa ir a lugar nenhum para fazer tudo aquilo que é necessário para um time de futebol. E acredito que qualquer profissional gostaria de trabalhar aqui. O jogador tem tudo, só precisa se preocupar em treinar e jogar. Os profissionais que precisam de estrutura para recuperação de jogadores, para observação: o Flamengo hoje tem tudo. Tem todos os departamentos necessários para qualquer profissional trabalhar aqui. Estive no Chelsea, estive no PSG, e a estrutura é idêntica, não tem nada a dever.
Dificuldade logística para jogos
A única coisa que precisa ser revista é o tipo de concentração. Às vezes você vem para cá e tem uma distância muito grande do Maracanã. Hoje a meu ver ficar mais de 35 minutos, 40 no máximo para chegar num estádio no jogo é muito tempo para você ficar dentro do ônibus. Então aqui é muito longe e eu acredito que em termos de concentração pra jogo no decorrer da temporada pode ser complicado. Agora, pra pré-temporada, pra você ficar aqui e jogar, treinar de manhã, de tarde, ficar aqui e só à noite ir pra casa, não vejo problema, é excelente, é ótimo.
Como era em 2010, quando ele foi diretor de futebol
Aqui já se treinava, quando eu cheguei aqui já tinha o campo de treinamento, mas era uma estrutura meio simples, um só vestiário. As categorias de base sofriam mais, você não tinha a menor condição para oferecer para todo mundo. Não basta você ter só campo, tem que ter toda uma infraestrutura pros profissionais estarem aqui.
Vantagem de treinar longe da Gávea
Hoje tem muita gente que recebeu título de sócio lá só para cornetar. Eu que sempre fui favorável ao profissional na Gávea hoje sou contra. Baderneiro tem que estar longe.
Efeito positivo da venda para a Udinese
Por isso a gente tem que pensar sempre positivo. Eu já tinha conquistado tudo aqui, e o Flamengo se beneficiou também. Se beneficiou com a verba da minha venda e o Helal teve uma visão maravilhosa de comprar isso aqui. Só lamento que desperdiçou-se muito tempo para que isso aqui fosse colocado de pé. Mas nunca é tarde para nada nessa vida.