Agora é oficial: o Flamengo tem um treinador até o fim da temporada e ele se chama Zé Ricardo. O clube confirmou nesta quinta-feira (14) que o até então técnico interino está efetivado e ficará à frente da equipe durante o campeonato inteiro. O ex-comandante do Sub20, chamado para assumir após a saída de Muricy Ramalho, agora assume oficialmente a posição de técnico rubro-negro e seguirá normalmente com o trabalho que já estava sendo feito.
Antes da apresentação de Leandro Damião, o vice de futebol, Flávio Godinho, falou com a imprensa sobre Zé Ricardo: "Vim somente para oficializar que o Zé Ricardo é nosso técnico efetivo. Aqui no Flamengo as coisas devem acontecer naturalmente. Desde o início, quando indicamos Zé para assumir o time do Flamengo, imaginamos que a expectativa é essa, houve um processo natural, ele foi abraçado pelos jogadores. É inegável que o time hoje tem um rendimento melhor do que quando ele assumiu. Na cabeça dos jogadores, ele já era o técnico. Era questão de oficializar".
Godinho comentou sobre a escolha do clube em efetivá-lo: "Ele tem demonstrado talento, competência. Acho que o futebol brasileiro precisa se renovar, hoje existe um movimento de renovação dos técnicos no Brasil. O Flamengo está em linha com este tipo de pensamento. A efetivação só ratifica isso". Além disso, o vice de futebol falou sobre o novo contrato do treinador. "Normalmente não comentamos cifras, mas não tem nada novo. Já estava tudo acertado com ele há algum tempo. Como todo profissional, você tem bonificações por conquistas, assim como já tinha sido acertado com outros treinadores. A estrutura prevê contrato até o fim deste ano, com renovação automática. Como a intenção sempre foi essa, o salário já estava todo acertado lá atrás. O plano já era de longo prazo, tanto que quando assumiu eu disse que ele não voltaria mais para a divisão de base", completou.
A efetivação de Zé Ricardo demorou mais do que muitos acreditavam. Após o pedido de afastamento de Muricy Ramalho e a escolha por não apostar em Jayme de Almeida novamente, Zé, que estava no Sub20, foi convocado no dia 26 de maio até que o clube encontrasse outro treinador. Entretanto, os resultados positivos, a aprovação da torcida e a mudança na filosofia acabaram aumentando a confiança do Flamengo no interino.
Zé Ricardo completou onze jogos pelo Mais Querido. Até este momento são seis vitórias, um empate e quatro derrotas, além de uma disputa direta pelo G4 e 23 pontos no Brasileirão. O treinador, que estava suspenso após a derrota para o Corinthians e foi absolvido em julgamento ocorrido nesta semana, estará em campo com sua equipe no clássico contra o Botafogo, sua primeira partida como técnico efetivo do Fla.