Zé Elias: Cruzeiro pode se adaptar a estilo de jogo do Flamengo

Atualizado: 03/05/2025, 18:38

Uma das principais características do Flamengo de Filipe Luís é como o time consegue se aproveitar dos erros do time adversário, muitas vezes inclusive, induzindo-os que cometam tais deslizes.

➕  Análise tática: ajustes de Leonardo Jardim fazem Cruzeiro crescer de produção

Adversário do Flamengo pela 7⁠ª rodada do Brasileirão neste domingo (7), o Cruzeiro, de acordo com Zé Elias, é um time que pode se adaptar bem contra esse estilo de jogo do Rubro-Negro, apontando que o confronto vai forçar o Fla a ter de jogar bem contra uma equipe que quer "mostrar serviço".

"E o formato de jogo do Cruzeiro pode ser adaptado a essa situação de jogar contra o time do Flamengo. E o Flamengo também sabe que precisa jogar bem. Porque do outro lado tem um time que está crescendo e que está com vontade de mostrar serviço", disparou.

Isso se dá pela forma como o Rubro-Negro é pressionante e agressivo na marcação, deixando o rival quase sempre numa situação de margem mínima para erros.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Zé Elias chamou atenção para esse fator, analisando que a estratégia que Filipe Luís impõe no seu time, faz com que a equipe do outro lado não possa jogar "aberta" ou "de igual para igual", sem ser punida.

"Nenhuma equipe eu acho, que em sã consciência, vai jogar aberto de igual para igual contra o Flamengo. Eu não acho. Porque o Flamengo, se você jogar de igual para igual contra o Flamengo, você pode até jogar. Mas se você falhar uma vez, uma marcação de saída de bola errada que você fez, você vai tomar um gol lá na frente. Você vai tomar o gol. Porque os caras são... A qualidade do meio para frente do Flamengo é impressionante. Eu acho que essa é a grande dificuldade dos times que jogam contra o Flamengo", definiu Zé Elias.

Flamengo terá de encarar Cruzeiro "a vera"

Além de definir que o Flamengo terá de ter um esforço extra para superar o Cruzeiro, Zé Elias aponta que o jogo vai ter de ser levado muito a sério pelos comandados de Filipe Luís, principalmente por se tratar de um confronto na parte de cima da tabela, em um torneio que o clube tem como prioridade para 2025.

"O Flamengo também vai ter que encarar esse jogo a vera, né? A Vera, assim, de mentalidade. Até porque é prioridade, é foco. Foco total. A prioridade é o Campeonato Brasileiro", disse o ex-jogador.

Cruzeiro e Flamengo se enfrentam neste domingo (4), às 18h30 (horário de Brasília), em Belo Horizonte, no Mineirão.

Além de todos os fatores citados, o confronto terá um ingrediente diferente por marcar o reencontro de Gabigol contra o Fla.