As conquistas de 1972 e sua importância para a construção da idolatria de Zagallo no Flamengo

11/01/2024, 11:23
Flamengo campeão carioca 1972

O falecimento do gigante Mario Lobo Zagallo no último dia 05 de janeiro gerou a comoção de torcedores de todos os cantos do Brasil. Os títulos conquistados pela nossa Seleção como jogador e como técnico fazem com que, inegavelmente, o Velho Lobo seja considerado um ídolo nacional.

Além disso, sua importância nos clubes cariocas também foi lembrada, e no Flamengo não é diferente. Entre os flamenguistas, muito foi lembrado sobre a icônica final do carioca de 2001, quando o rubro-negro venceu o Vasco por 3×1 com o emocionante gol de Petkovic de falta. A emoção de Zagallo ao fim do jogo, sobretudo, é até hoje algo memorável entre os rubro-negros.

Jamais serão esquecidos

Porém, essa não foi a única passagem vitoriosa de Zagallo como técnico pelo Flamengo. Por conta disso, o texto irá relembrar o ano de 1972, que marcou sua primeira passagem como treinador no Mengo e a conquista do Torneio de Verão, do Torneio do Povo e do Campeonato Carioca daquele ano.

13 anos depois, o retorno ao Flamengo

Em dezembro de 1971, o Jornal dos Sports confirmou a vinda de Zagallo ao comando técnico do Flamengo. Vindo de um ano vitorioso com o tricolor, Zagallo chegava com o objetivo de redimir o ano ruim do rubro-negro.

Jornal dos Sports 21/12/1971 - Mengão acerta com Zagallo
Jornal dos Sports 21/12/1971

Zagallo evitou falar sobre a ida ao rubro-negro até o dia de assinar com o Flamengo, no dia 03/01/1972. Posteriormente, ao Jornal dos Sports sob o título “Zagalo volta para outro tri”, o Velho Lobo reafirmou sua superstição com o número 13:

“13 é o meu número da sorte e exatamente 13 anos depois de ter deixado o Flamengo, onde conquistei o tricampeonato como jogador, volto ao clube, agora como técnico, para ganhar um novo tri”.

Zagallo

Além da mudança de técnico, o time buscava reforçar o elenco através do retorno do argentino Narciso Doval, emprestado ao Húracan. Ademais, o clube confirmou a contratação de Paulo César Caju e Rogério para reforçar o elenco.

Primeiros jogos e Torneio de Verão

Antes do começo de jogos oficiais, o Flamengo realizou a disputa de dois amistosos para preparação da equipe. O empate em 1×1 com o Botafogo em 08 de janeiro e a vitória sobre o Santos de Pelé por 1×0 em 12 do mesmo mês (ambas no Maracanã) prepararam a equipe para o início do Torneio de Verão, competição amistosa disputada de maneira triangular entre Flamengo, Vasco e Benfica, de Portugal.

Leia mais: Zagallo e Flamengo: uma dupla imbatível

Vencendo primeiramente o Benfica por 1×0 com gol de Fio Maravilha e o Vasco pelo mesmo placar com gol de Paulo César Caju, o Flamengo conquistou o primeiro título da temporada.

Jornal dos Sports 21/01/1972 - p. César dá a Taça ao Mengão
Jornal dos Sports 21/01/1972

Torneio do Povo

O Flamengo de Zagallo fez mais dois amistosos em janeiro, sendo derrotado pelo Atlético-MG por 2×1 no Mineirão e empatando com a seleção da Hungria em 2×2. No início de fevereiro, a equipe se preparou para a disputa do Torneio General Emílio Garrastazu Médici, porém conhecido como Torneio do Povo.

Flamengo Campeão do Torneio do Povo 1972
Em pé: Aloísio, Fred, Ubirajara, Reyes, Liminha e Paulo Henrique;
Agachados: Mineiro (Massagista), Rogério, Zé Mario, Narciso Doval, Caio Cambalhota e Paulo César Caju.
Em pé: Aloísio, Fred, Ubirajara, Reyes, Liminha e Paulo Henrique;
Agachados: Rogério, Zé Mario, Narciso Doval, Caio Cambalhota e Paulo César Caju.

Disputado como pontos corridos contra Atlético-MG, Corinthians, Internacional e Bahia, o Flamengo conquistou o título depois de uma campanha invicta. O rubro-negro venceu três jogos e empatou apenas no jogo final, contra o Internacional. Dessa forma, Zagallo começava o ano de maneira positiva no Flamengo, com dois títulos amistosos conquistados.

Jornal dos Sports 21/02/1972 - Mengão leva a Taça para alegria do povo
Jornal dos Sports 21/02/1972

A conquista do Carioca de 1972

As conquistas do início do ano embalaram Zagallo e seus jogadores para a conquista do Carioca. Após um 1971 apagado tanto no Carioca quanto na primeira edição do Campeonato Brasileiro organizado pela então CBD, o rubro-negro buscava uma nova conquista do Estadual.

Poster do Flamengo na Revista Placar
Em pé: Renato, Chiquinho, Moreira, Reyes, Liminha e Vanderlei Luxemburgu
Agachados: Rogério, Zé Mario, Caio, Doval e Paulo Cesar
Pôster do Flamengo na Revista Placar
Em pé: Renato, Chiquinho, Moreira, Reyes, Liminha e Vanderlei Luxemburgo
Agachados: Rogério, Zé Mario, Caio, Doval e Paulo César

O campeonato foi disputado em 3 turnos, com a finalidade de que os campeões de cada disputassem um triangular final. Pela primeira vez, a Taça Guanabara foi disputada como primeiro turno, conquistado pelo Flamengo. Fluminense e Vasco venceram o segundo e terceiro turnos, respectivamente.

Esse carioca teve longa duração devido sua paralisação entre 20 de maio e 12 de julho. Nesse hiato ocorreu a disputa da Taça Independência, torneio de seleções disputado no Brasil e conquistado pela seleção anfitriã em cima de Portugal.

No triangular final, o Flamengo derrotou o Vasco pelo placar de 1×0 com gol de Paulo César Caju em 31 de agosto. Finalmente, em 07 de setembro o rubro-negro sagrou-se campeão vencendo o atual campeão Fluminense por 2×1, com gols de Doval e Caio. O primeiro, inclusive, foi o artilheiro da competição com 16 tentos.

O grandioso Canal 100 registrou as imagens da partida. É possível ver o público de cerca de 137 mil pagantes, bem como Zagallo dando entrevista após o jogo:

“Eu estou no meu ninho”

Enfim, Mário Jorge Lobo Zagallo está marcado em nossa história. Seus feitos merecem ser lembrados eternamente, pois contribuíram para a construção da grandeza do Flamengo. Uma relação de amor recíproca, uma vez que dizia “Eu estou no meu ninho. Meu ninho é o Flamengo”.


Partilha