Z4: Flamengo precisa torcer para Fortaleza vencer Corinthians
Com os maus resultados apresentados no Campeonato Brasileiro, o Flamengo ocupa a 16ª sexta posição, tendo conquistado apenas 3 pontos de 12 possíveis. Porém, a situação do Flamengo pode piorar e o Mais Querido corre o risco de terminar a rodada na zona de rebaixamento. Corinthians e Fortaleza se enfrentam nesta segunda em Itaquera. Um empate faz com que a equipe alvinegra ultrapasse o Flamengo e assuma a 16ª posição.
O Corinthians também não vive boa fase. Desde a saída conturbada de Vitor Pereira, o clube não tem apresentado resultados convincentes. O treinador Fernando Lázaro, que assumiu com a saída do português, deixou o comando após a derrota na Libertadores para o Argentino Juniors. Cuca assume o clube, mas deixa o cargo após a classificação na Copa do Brasil contra o Remo, sob forte pressão da torcida corintiana e por influência familiar.
Leia também: Com Rossi e Cristiano Ronaldo, Al Nassr empata no Campeonato Saudita
Fortaleza e Corinthians vivem fases distintas em 2023
Ao contrário de Flamengo e Corinthians, o Fortaleza do argentino Juan Pablo Vojvoda vive ótima fase nesta temporada. Ainda que a equipe tenha sido eliminada precocemente na Pré-Libertadores, a equipe foi campeã estadual e é líder de seu grupo na Sul-Americana com 100% de aproveitamento. Alpem disso, a equipe está em 4º lugar no Brasileirão, podendo até passar o Palmeiras e assumir a 2ª posição em caso de vitória nesta segunda.
As distintas situações de Fortaleza e Corinthians refletem como cada clube trabalhou internamente nos últimos anos. O Fortaleza encaminha para o 2º ano consecutivo sob o comando do treinador argentino. Aliás, ano passado o clube se classificou para a primeira Libertadores de sua história, e chegou a amargar a zona de rebaixamento por diversas rodadas. O trabalho do treinador teve respaldo e o treinador comandou uma remontada histórica, levando o clube novamente à Libertadores em 2023.
Diferentemente do Fortaleza, o Corinthians passa por diversas crises internas, principalmente financeira. Após a contestada contratação de Cuca, a torcida voltou a tecer duras críticas ao presidente Duílio Alves. Com a saída de Cuca, o Corinthians teve Fernando Lázaro treinando novamente o clube na última quarta contra o Independiente Del Valle. Em seguida, o clube anunciou Vanderlei Luxemburgo como treinador. O “pofexô” estava sem clube desde 2021, quando antecedeu Paulo Pezzolano no Cruzeiro.
Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.