Yago vai bem, e Brasil avança de fase no Pré-Olímpico de Basquete

04/07/2024, 15:22
Yago e Meindl em jogo do Brasil; Seleção perdeu para Camarões mas avançou na primeira posição

Multicampeão pelo Flamengo e hoje brilhando na Europa, Yago Mateus foi fundamental para a classificação da Seleção Brasileira no Pré-olímpico de Basquete. Nesta quinta-feira (4), o Brasil recuperou grande diferença em jogo contra Camarões e avançou ao mata-mata como líder mesmo com derrota por 77 a 74. O torneio dá a última vaga nas Olimpíadas de Paris ao campeão.

Pelos critérios de desempate, a Seleção entrou em quadra podendo perder por até seis pontos para ser primeiro e de sete a 14 para avançar na segunda posição. Entretanto, início muito ruim e apagão no segundo período fez Camarões abrir 24 pontos e o Brasil esteve eliminado em momentos do jogo. O time africano contou com noite inspirada de Jeremiah Hill, que foi cestinha do jogo com 22 pontos.

Rafael Marques destaca ‘nova arma’ do Flamengo de Tite

A virada brasileira começou no terceiro período, e sob regência de Yago. O “Monstrinho”, como era conhecido no Flamengo, fez um ótimo trabalho de armação para administrar o ritmo do time e conseguiu encontrar Leo Meindl e Lucas Dias livres para liderarem a recuperação nos pontos.

Eles jogou praticamente todos os minutos finais de partida e terminou confronto com seis pontos, seis rebotes e sete assistências. Maioria dessas assistências para Meindl e Lucas, que foram cestinhas brasileiros com 19 e 16 pontos, respectivamente, e muito importante para resultado que manteve time na liderança.

Mas há outros atletas ligados ao Flamengo que fazem do elenco. Dupla de campeões mundiais com o Manto, Vítor Benite e Cristiano Felício também foram importantes. O armador fez oito pontos no fim do jogo e ainda pegou um rebote, enquanto o pivô fez seis pontos e pegou cinco rebotes.

Jogador rubro-negro atualmente, Didi Louzada atuou por 4 minutos e ajudou a equipe com um rebote.

Brasil no Pré-Olímpico de Basquete

O Brasil venceu Montenegro por nove pontos de vantagem, perdeu para Camarões por apenas três e avança em primeiro pelo saldo de pontos do Pré-Olímpico de Basquete. O segundo colocado do grupo foi justamente o time africano, também pelo critério de desempate.

Agora, a Seleção Brasileira vai enfrentar a Filipinas, segunda colocada no Grupo A do torneio, neste sábado (6), às 9h30 (horário de Brasília). Confronto que o Brasil precisa entrar atento para não repetir os primeiros quartos de jogo contra Camarões. Afinal, a seleção asiática venceu a favorita Letônia na fase de grupos.

Letônia que será justamente o adversário de Camarões na semifinal, também no sábado, às 13h30. Os vencedores de cada jogo disputam vaga nas Olimpíadas de Paris no domingo (7), às 13h


Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.