O Flamengo celebra seus 128 anos de história neste 15 de novembro. Quem aproveitou o momento para parabenizar o Mengão foi o clube alemão Wolfsburg. O perfil dos lobos postou em sua redes sociais uma homenagem ao Mais Querido, com uma imagem relembrando jogadores que passaram em ambos os times.
O Mundo Bola te mostra quem são esses jogadores que tiveram passagens no Flamengo e no Wolfsburg:
Leia mais: Relembre jogos marcantes do Flamengo no dia do seu aniversário
Bruno Henrique
Bruno Henrique jogou no Wolfsburg na temporada 2016/17, após chegar de grandes atuações pelo Goiás. O atacante atuou em 17 partidas, não marcou nenhum gol, mas concedeu duas assistências, uma delas na memorável partida que o “oto patamar” se destacou contra o Real Madrid, pela Champions League. Todavia, não se firmou no clube e foi vendido ao Santos em 2017.
BH chegou ao Fla em 2019 e segue até hoje. Se tornou ídolo do Mengão, sendo fundamental na geração vitoriosa que o clube construiu nos últimos anos. Até então, Bruno Henrique fez 220 jogos e marcou 86 gols pelo Flamengo.
Marcelinho Paraíba
O meia é um dos grandes nomes brasileiros na história do Campeonato Alemão. Seu auge na Bundesliga foi no Herta Berlim, mas Marcelinho Paraíba passou pelo Wolfsburg, antes de se transferir ao Flamengo, em 2008. Pelos lobos, fez 12 gols em 51 partidas.
Em agosto de 2008, retornou para o futebol brasileiro para atuar no Flamengo. Ao chegar no clube, declarou ser torcedor do time desde criança e afirmou estar realizando um sonho. Sua passagem pelo Fla foi curta e ele balançou as redes 10 vezes em 25 jogos.
Diego Ribas
Após brilhar no Werder Bremen, Diego Ribas foi para a Juventus em 2009 com alta expectativa, mas não foi tão bem. Após um ano na Itália, ele voltou para a Alemanha, assinando com o Wolfsburg. O brasileiro ficou por lá até 2013, se despedindo com 87 jogos e 24 gols pelo clube alemão.
Depois de jogar 12 anos no futebol europeu, o craque voltou ao Brasil. Diego Ribas ingressou ao projeto promissor do Flamengo em 2016. Mesmo com anos conturbados e com algumas decepções no início, Diego decidiu seguir no Mengão.
Ele virou 10 e faixa da equipe, e após passar por um momento difícil de lesão em 2019, Diego deu a volta por cima e mostrou que ainda poderia jogar no Flamengo. Se despediu do clube, e do futebol, em 2022, após vencer 12 títulos importantes, dentre eles duas Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros e uma Copa do Brasil.
Em suas redes sociais, o ex-capitão rubro-negro parabenizou o Flamengo: “128 anos de glórias! Obrigado Flamengo por me fazer ser parte dessa história! Durante 7 anos, vivemos juntos intensamente todos os momentos. E nunca faltou a dedicação, a garra e o amor que esse clube e torcida merecem! Feliz Aniversário”.
Rodrigo Alvim
Rodrigo Alvim jogou no Wolfsburg durante dois anos. Na temporada 2008-09, ele estava no time que foi campeão do Campeonato Alemão, Entretanto, em janeiro de 2010 rescindiu seu contrato com os lobos e foi diretamente para o Flamengo, seguindo o mesmo caminho de Marcelinho Paraíba.
O lateral-esquerdo ficou no Fla até 2012, mas nunca supriu as expectativas. Durante toda sua passagem foi contestado pela torcida e não se firmou como titular. Em 2022, Rodrigo Alvim virou terceira opção na sua posição e foi jogar no Joinville.
Fernando Baiano
Fernando Baiano brilhou no seu início de carreira no Corinthians. Em 2003 chegou ao Flamengo após boa passagem no Internacional. Mas ele saiu logo, apesar de bons números. Foram 40 jogos e 16 gols do atacante pelo Mengão.
O artilheiro Fernando Baiano foi o único na história a se transferir do Flamengo diretamente para o Wolfsburg. Depois de boa temporada no Fla em 2003, ele fechou com os alemães. Fernando fez 11 gols pelos Lobos em 2003-04, seu principal momento no clube foi sua estreia, em que marcou dois gols no Bayern de Munique, que tinha Oliver Kahn no gol.