Wesley lidera estatística entre defensores brasileiros do futebol mundial

Atualizado: 14/02/2025, 17:45
Wesley se prepara para fazer lançamento em jogo do Flamengo contra o Cuiabá pelo Brasileirão 2024

Vivendo grande fase, elogiado por Filipe Luís e titular absoluto do Flamengo, o lateral-direito Wesley vem acumulando números impressionantes desde o ano passado. Aos 21 anos, o jogador é o líder em duelos ganhos entre todos os defensores brasileiros do mundo desde que o treinador assumiu o comando, segundo o site especializado em estatísticas Sofascore. Foram 138 até aqui, em 17 jogos.

Na média, Wesley tem 8,1 duelos ganhos por jogo desde que passou a ser treinado por Filipe Luís. Neste intervalo, nenhum outro defensor brasileiro no planeta conseguiu um maior. A estatística atesta que, muito além da capacidade ofensiva, o lateral tem se notabilizado pela força no combate e nas roubadas de bola — no ataque ou na defesa.

Flamengo x Vasco: Palpites, estatísticas e escalações | 15/02/2025

Outros números do período deixam evidente o tamanho da contribuição de Wesley ao time do Flamengo. Desde que Filipe Luís foi alçado ao posto de técnico do time principal, o lateral-direito já recebeu 17 oportunidades de jogar. Neste tempo, conseguiu:

  • 138 duelos ganhos (8,1 por jogo)
  • 28 dribles certos
  • 36 desarmes (2,1 por jogo)
  • 25 interceptações (1,5 por jogo)
  • 98 bolas recuperadas
  • 40 faltas sofridas
Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Filipe Luís reconhece talento

Recentemente, Wesley foi alvo de uma série de elogios do próprio Filipe Luís. Segundo o treinador, o lateral-direito vai poder "escolher onde quer jogar" em junho, quando sua despedida do Flamengo é provável. Alvo de assédio do mercado europeu, o jogador é imprescindível no planejamento para o Super Mundial, mas deve render uma bolada depois.

Além disso, o comandante rubro-negro ressaltou a relação entre Wesley e Gerson, capitão da equipe, que tem sido uma espécie de guia do jovem. A fala veio após a vitória sobre o Botafogo, por 1 a 0, no Campeonato Carioca.

O mais difícil disso tudo, agora, é manter. Por sorte, ele tem o capitão do lado dele, diariamente com ele. O Gerson botou ele debaixo do braço e está guiando ele pelo caminho, para ele manter nesse nível, porque como eu falei para vocês: em junho, se ele seguir assim, ele vai escolher onde quer jogar. E não vai dar para manter", reconheceu.

Dentro de campo, a próxima oportunidade de o Flamengo ter Wesley em campo será contra o Vasco, neste sábado (15), pela décima rodada da Taça Guanabara, primeira fase do Campeonato Carioca. No Maracanã, o primeiro Clássico dos Milhões de 2025 está marcado para começar às 21h30 (horário de Brasília).


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.