Wallace Yan: analista demonstra características que atraem europeus

Atualizado: 04/07/2025, 14:06
Wallace Yan pelo Flamengo

O jovem Wallace Yan tem se destacado pelo Flamengo. O ápice aconteceu na Copa do Mundo de Clubes, com a joia entrando contra o Chelsea e marcando um dos gols da vitória.

➕Wallace Yan chama atenção do Wolverhampton após destaque na Copa do Mundo de Clubes

Logicamente, isso chama a atenção do exterior. Mas os europeus não querem levar o jovem atacante brasileiro somente pelo gol contra um grande europeu.

Betsul
Betsul
5/5
proAtendimento com resposta rápida e eficiente

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-18, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

É o que explica o analista tático Raphael Rabello, do canal Falando de Tática. O jogador soma inúmeras características capazes de fazer com que os europeus se interessem.

Isso porque o atleta se encaixa no modelo de jogo europeu, com valências que os melhores atletas capazes de atuar no mais alto nível da Europa também apresentam.

Intenso sem a bola

Wallace Yan encanta com a bola nos pés, mas para jogar na Europa, o que se faz sem a bola também é muito importante. Treinado por Filipe Luís na base e no profissional, o jovem faz muito bem as funções sem bola.

"A gente vê ele roubando a bola. É muito intenso sem bola, está ligado no que pode acontecer. Rouba, intercepta. Salto de pressão, corre para trás. Aqui ele leva para o corredor lateral e faz o passe de calcanhar. Ele tem personalidade para tentar a jogada mais difícil", elogia.

Ainda sem a bola, a geração de linhas de passe que Wallace Yan proporciona ao time também chama a atenção. O analista explica que isso é importantíssimo quando os europeus avaliam possíveis contratações.

"Ele leu a mudança de direção do Matheus e se movimenta para ser linha de passe. Um toque só, de letra. Qualidade, personalidade e técnica para servir o Matheus. Joga a poucos toques e isso faz muita diferente. Os scout's dos times da Europa sempre valorizam o jogo a poucos toques. Sabem que lá tem pouco espaço e pouco tempo para jogar. Tem que jogar a poucos toques.

Sua movimentação também é crucial para libertar espaços.

"Movimentação, dá muito dinamismo, já toca atacando o espaço. Não é só fazendo facão, é atacar qualquer espaço que se ofereça. Isso movimenta o jogo, é muito importante no futebol atual", aponta Raphael. 

Wallace Yan é especial, diz analista

A versatilidade é mais um fator importante. O jovem vai bem em diferentes funções do ataque, o que certamente também é levado em consideração pelos europeus.

"Ele é muito versátil, joga nas quatro posições do meio para frente. Domina bastante orientado, chama a atenção. É um jogador que encara, vai para o um para um", diz.

No , além do gol, Wallace Yan foi importante para fazer o time ganhar campo e ser agressivo.

"Ele baixa na linha de apoio, dá mais uma linha de passe. Contribui para o Flamengo evoluir contra o Chelsea", demonstra.

Por fim, ele destaca que se trata de um jogador especial.

"Se movimenta muito bem para tudo quanto é lado. Esses pormenores fazem a diferença, fazem dele um jogador especial", conclui. Veja a análise completa abaixo.