Voltando de empréstimo: os prováveis "reforços" do Flamengo para 2022
A temporada de 2021 reservou para o Flamengo muitas lições. A equipe rubro-negra conquistou apenas os títulos do Carioca e da Supercopa do Brasil, sendo vice da Libertadores e Brasileiro, além de ser eliminado nas semifinais da Copa do Brasil. Sendo assim, o sonho de todo torcedor do Mais Querido é que 2022 seja completamente diferente e para isso, o clube pode contar com reforços de velhos conhecidos.
Sete jogadores retornam de empréstimo ao clube da Gávea durante o próximo ano. Entre eles, atletas que estão atuando no futebol internacional e profissionais que não devem ser reaproveitados pelo Flamengo. Todavia, uma avaliação será feita pelo novo treinador.
Leia também: Gabigol revela quando começou a pensar em jogar no Flamengo
Confira abaixo a lista dos jogadores que voltam para o Flamengo
João Lucas
Emprestado ao Cuiabá em 2020, o lateral-direito foi titular durante 32 jogos no último Campeonato Brasileiro da Série A. Seu desempenho fez despertar o interesse de alguns clubes europeus e o vínculo com o Flamengo se encerra 30 de junho. Com Matheuzinho e Isla na posição, é possível que o novo comandante avalie se permanecerá ou não com o atleta.
Hugo Moura
Titular no início do Carioca sob o comando de Maurício Souza, Hugo foi emprestado ao Lugano, da Suíça, a pedido de Abel Braga. Porém, Abel foi demitido do clube europeu com tão pouco tempo que o jovem não chegou a estrear. Voltará à Gávea para ser reavaliado pela nova comissão e seu contrato com o Flamengo vai até dezembro de 2023.
Max
Como João Lucas, Max teve um bom desempenho emprestado junto ao Cuiabá, pelo Brasileirão. O meia-campista inclusive chegou a marcar um gol contra o Grêmio, no Rio Grande do Sul. Mesmo tendo contrato até 2026, despertou o interesse do Colorado Rapids, da MLS. O clube americano pagará 1 milhão de dólares (R$ 5.6 milhões) ao Flamengo para ficar com Max.
Bill
Nos profissionais do Flamengo, Bill chamou a atenção após cruzar para Arrascaeta marcar o gol de empate do Mais Querido nos acréscimos na final da Taça Rio de 2019. Nos pênaltis, o Mengão derrotou o rival e conquistou o título.
Todavia, o jovem atacante não teve uma sequência na equipe e deixou o Fla emprestado rumo ao Dnipro-1, da Ucrânia. No clube europeu entrou em campo 18 vezes, 13 na temporada atual, com dois gols e duas assistências. De acordo com o GE, será comprado pelos ucranianos. Valores não revelados.
Matheus Thuler
Vinculado ao Flamengo até dezembro de 2024, o zagueiro Matheus Thuler ainda não emplacou com a camisa do Montpellier, da França. Seu início foi até promissor, no entanto, nas últimas cinco rodadas da Liga Francesa entrou apenas duas vezes já nos acréscimos dos confrontos.
O empréstimo aos europeus está estabelecido até junho de 2022. Em resumo, sua opção de compra é de 2,5 milhões de euros.
Richard Rios
Colombiano que era o xodó da torcida do Flamengo, Richard Rios entrou em campo pelo rubro-negro no polêmico empate em 1 a 1 com o Palmeiras no Allianz Parque, quando diversos atletas do Mais Querido contraíram Covid-19.
Em 2021 foi emprestado ao Mazatlán do México até junho de 2022, mas durante o Campeonato Mexicano sofreu uma lesão nos ligamentos do joelho e deve retornar aos gramados em janeiro. O contrato com o Flamengo vai até junho de 2023.
Rafael Santos
Promessa do Flamengo na base, o zagueiro Rafael Santos mostrou pouco ao que veio nos profissionais e foi emprestado em 2020 ao Apoel, do Chipre. Titular no clube europeu, sofreu uma séria lesão na tíbia no início da temporada e tem contrato de empréstimo até maio.
O Flamengo não deseja o retorno do defensor, e planeja negociar em definitivo com o Apoel.
Jornalista (Unisuam), 27 anos, natural do Rio de Janeiro e trabalhando no MRN. Atuo na área da comunicação desde 2018 e já acumulei passagens pelo Jornal Ilha Notícias, TV Ilha Carioca, Rádio RPC e Urubu Intera...