Volante de origem, Arão se destaca como zagueiro no Campeonato Grego

30/05/2024, 16:51
Volante, Arão se destaca como zagueiro no campeonato grego

O Campeonato Grego encerrou a sua disputa com o Paok como campeão da edição, e o Panathinaikos, de Willian Arão, em quarto lugar na tabela. Entretanto, ainda que o time de Arão não tenha saído campeão, o volante de origem foi um dos destaques entre todos os zagueiros do torneio.

Isso mesmo, ainda que seja um meio-campista, Arão também atua na defesa, e foi utilizado pelo Panathinaikos nessa posição, pelo Campeonato Grego. Entre todos os zagueiros Stoiximan Super League, o ex-Flamengo recebeu a segunda maior nota.

Ex-Flamengo, Willian Arão conquista 1º título na Grécia

Atuando como zagueiro – que não é sua posição de origem, Arão disputou 31 partidas, marcou três gols e deu duas assistências. Com 89% de acerto em passes, 65% de duelos aéreos ganhos, 61% duelos gerais ganhos, e 145 bolas recuperadas, o ex-Flamengo fez bonito na competição.

Sem nenhum erro defensivo grave, Willian Arão conseguiu se destacar na posição secundária e recebeu nota 7.21 Sofascore naStoiximan Super League. Vale destacar que o primeiro lugar ficou com nota 7.22 e é outro brasileiro, Fabinho.

Além de ter sido o segundo melhor zagueiro do Campeonato Grego, mesmo sendo volante de origem, Willian Arão foi o segundo jogador em assistências, o terceiro atleta com participação em gols (cinco) e o terceiro em passes certos (89% de precisão).

Apesar de não ter sido campeão da Stoiximan Super League, Arão ergueu um troféu com o Panathinaikos nesta temporada. A equipe conquistou a Copa da Grécia. A final da competição foi disputada no último sábado (25), e o time do ex-Flamengo venceu a partida contra o Aris por 1 a 0.

A Copa da Grécia foi o primeiro título de Willian Arão pelo futebol grego, mas marcou o 25º título da carreira do volante. Na partida da decisão, Arão iniciou o confronto na zaga que, inclusive, foi a posição pela qual mais atual na temporada.

Arão na zaga é comum para flamenguistas

Ainda que Willian Arão seja volante de origem, as atuações do jogador na zaga não são novidade para a torcida do Flamengo. Isso porque, durante a passagem de Rogério Ceni pelo Rubro-Negro, em 2021, o meio-campista também atuou como defensor.

Após temporadas sendo destaque no meio campo rubro-negro, Willian Arão foi ‘promovido’ a zagueiro por Rogério Ceni. Na época de Flamengo, inclusive, o jogador tinha duas versões. A ‘skin’ volante era com o cabelo solto, enquanto a skin zagueiro era de rabo de cavalo.

Na época, inclusive, os flamenguistas brincavam que, como Arão sempre era titular, o jeito de saber se ele iria atuar na zaga ou no meio campo era através do cabelo. Com Rogério Ceni, Arão formou uma das duplas de defesa mais consistentes do Flamengo, e jogando como defensor, conquistou dois títulos: Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca.

Pelo Fla, Arão conquistou quatro estaduais (2017, 2019, 2020 e 2021), dois Brasileiros (2019 e 2020), duas Libertadores (2019 e 2022), duas Supercopas do Brasil (2020 e 2021), uma Recopa Sul-Americana (2020) e uma Copa do Brasil (2020).

Já pelo futebol grego, Arão chegou ao Panathinaikos em agosto do ano passado, após passagem pelo Fenerbahçe, da Turquia. A trajetória pelo clube turco, inclusive, foi sob o comando de Jorge Jesus, técnico com quem foi campeão de tudo em 2019, pelo Flamengo.


Partilha