Você sabe quantas Copas do Brasil o Flamengo tem?

O Mundo Bola questiona: você sabe quantas Copas do Brasil o Flamengo tem? Ou se lembra de alguma das campanhas recentes que sagrou o Mais Querido como campeão do torneio? Neste artigo, iremos esclarecer todas as dúvidas envolvendo as passagens do Mengão pela competição nacional.
Além de explicar quantos títulos da Copas do Brasil tem o Flamengo, também iremos relembrar todas as campanhas, desde o primeiro título nos anos 90, até a última taça, conquistada em 2022 diante de sua torcida no Maracanã. Confira abaixo todas as informações sobre as campanhas do Mais Querido na competição mata-mata nacional.
Leia mais: Conheça a evolução do escudo do Flamengo em mais de um século de história
Afinal de contas, quantas Copas do Brasil o Flamengo tem?
Um dos maiores vencedores da história da competição, o Flamengo tem quatro Copas do Brasil. Aliás, ganhou uma em cada década (1990, 2006, 2013 e 2022). O Mengão já protagonizou campanhas heroicas, títulos inesquecíveis e heróis improváveis. No entanto, também já sofreu com derrotas amargas, finais dolorosas e zebras terríveis.
Dentre jogadores que fizeram história na competição, temos Elias, Hernane Brocador, Felipe e Chicão, em 2013. Léo Moura foi um dos destaques tanto naquele ano como em 2006, no segundo título da Copa do Brasil do Flamengo. Na última conquista, destaque para a dupla Pedro e Gabigol, além de Arrascaeta, que foi decisivo junto aos atacantes. Na primeira taça, nomes de peso como Renato Gaúcho, Júnior, Gaúcho e o goleiro Zé Carlos foram cruciais para o título.
1990
Na segunda edição da Copa do Brasil, o Flamengo se sagrou campeão do torneio de forma invicta. Em 1989, foi eliminado pelo Grêmio, campeão daquele ano, nas semifinais. O Fla eliminou o Capelense, de Alagoas, na primeira fase e o Taguatinga-DF nas oitavas. Em seguida, enfrentou o Bahia nas quartas de final da competição e bateu o Náutico, de forma tranquila, nas semis.
Na decisão da Copa do Brasil, o Flamengo enfrentou o Goiás. O Mengão jogou a primeira partida como mandante, enquanto o esmeraldino decidiu em casa a grande final, No primeiro jogo, no Estádio Helenão, em Juiz de Fora, vitória rubro-negra por 1 a 0, com gol de Fernando, que viria a ser expulso da partida posteriormente. No confronto de volta, empate sem gols que sacramentou o título do Fla.
2006
Após ficar dezesseis anos sem conquistar a Copa do Brasil e sendo vice três vezes (1997, 2003 e 2004), o Flamengo enfim voltou a levantar a taça do torneio. Aliás, batendo um dos maiores rivais na grande final. Na primeira fase, enfrentou o Asa de Arapiraca e, na sequência, o ABC, do Rio Grande do Norte. Nas oitavas de final, goleou o Guarani-SP, figurando entre as 8 melhores equipes do torneio.
Nas quartas, novamente goleada. Dessa vez, em cima de um rival estadual. O Flamengo enfrentou o Atlético-MG e levou a melhor com sobras no confronto. Nas semis, outra equipe mineira: o Ipatinga de Ney Franco, que viria a ser técnico do Fla posteriormente. Novamente classificação, mas com menos tranquilidade.
Na grande decisão da Copa do Brasil, o Flamengo enfrentou o Vasco, que vivia um bom momento. Porém, ambas as equipes eram bastante limitadas no papel. O ponto forte do alvinegro era o atacante Valdiram, que viria a sofrer problemas extracampo futuramente. Já no lado rubro-negro, as laterais vivam ótima fase, com Juan e Léo Moura, além de contar com Luizão em fim de carreira e Obina, que viria a ser decisivo na grande final.
Na primeira partida, o Flamengo sofreu em parte do primeiro tempo, com o Vasco chegando melhor ao ataque rubro-negro. O lateral Juan falou no intervalo sobre não ceder contra ataques, pois favorecia o estilo de jogo do rival. No segundo tempo, Obina e Luizão estufaram as redes. dando a vitória ao Mais Querido.
No jogo de volta, jogando no nervosismo adversário, o Flamengo venceu novamente o Vasco, por 1 a 0, com gol de Juan. Valdir Papel, aposta de Renato Gaúcho, não surtiu efeito. O atacante foi expulso aos 16 do primeiro tempo. O tento rubro-negro foi marcado aos 28 da primeira etapa.
2013
Há quem acredite em teorias como “Efeito Borboleta” ou na ideia da “Teoria do Caos”. A ideia da teoria é de que uma mudança mínima de condições num sistema possa ter resultados de proporções impensáveis, como um bater de asas de uma borboleta no Brasil causar um furacão no Texas. Com base nelas, o título da Copa do Brasil do Flamengo de 2013 pode ser considerado o pontapé inicial da geração vitoriosa que vivemos desde 2019.
Nas três primeiras fases, o Flamengo superou o Remo (4 a 0 agregado), Campinense (4 a 2) e o Asa (4 a 1). Mas foi à partir das oitavas de final contra o Cruzeiro que a Copa do Brasil viraria uma epopeia.
Naquele ano, o Cruzeiro era uma das melhores equipes do país e viria a ser o Campeão Brasileiro de 2013. No Mineirão, o Fla vinha perdendo por 2 a 0, com Everton Ribeiro marcando golaço para os mineiros. Carlos Eduardo diminui para o Flamengo. Na volta, gol de Elias nos minutos finais, classificando o Mengão de forma heroica no gol fora de casa.
Nas quartas, clássico contra o Botafogo. Após empatar por 1 a 1 na ida, o Flamengo aplicou 4 a 0 no rival, com hat trick de Hernane “Brocador” e gol de Léo Moura, que fazia aniversário no dia da partida. Nas semis, classificação em cima do Goiás do atacante Walter, que prometeu “deitar e rolar” pra cima do Mengão.
Por fim, na grande final, duelo de rubro-negros. O Flamengo enfrentou o Athlético-PR, que vinha embalado após eliminar o Grêmio nas semifinais. Na partida de ida, em Curitiba, o Fla saiu atrás, mas buscou o empate com Amaral ainda no primeiro tempo. Na volta, jogo tenso e, diante de um Maracanã lotado, Elias e Hernane decidiram o tricampeonato.
2022
Enfim, o último título do Flamengo na Copa do Brasil. No ano passado, o Mengão se sagrou tetracampeão e conseguiu o único título que faltava à geração de 2019. Nos anos anteriores, havia sido eliminado em fases anteriores à final, inclusive com goleadas no Maracanã para São Paulo e Athletico-PR.
Por ter se classificado diretamente pela Libertadores, o Flamengo entrou na Copa do Brasil a partir da terceira fase. Na ocasião, o Fla enfrentou o Altos-PI e avançou sem o domínio esperado. A equipe vivia fase turbulenta sob o comando de Paulo Sousa. A virada de chave aconteceria apenas na fase seguinte.
Nas oitavas de final, o Flamengo enfrentou o Atlético-MG, atual campeão e que havia batido o Fla na Supercopa do Brasil. Já sob o comando de Dorival Jr, o Mengão perdeu a partida de ida no Mineirão por 2 a 1, em roteiro similar ao de 2013. Na entrevista, Gabigol inflamou a torcida, que empurrou o time para a vitória por 2 a 0, classificando o rubro-negro.
Nas fases seguintes, embalado com Dorival Jr e com Pedro e Gabigol mortais, o Flamengo bateu o Athletico-PR nas quartas em jogos apertados e venceu com tranquilidade o São Paulo nas semifinais. Na final, outro paulista.
O Flamengo enfrentou o Corinthians na final da Copa do Brasil, já tendo eliminado os paulistas nas oitavas de final da Libertadores. Na primeira partida, empate sem gols em Itaquera. No segundo jogo, Pedro abre o placar na primeira etapa, mas Giuliano iguala no segundo tempo.
Com tudo igual, pênaltis, onde Gabigol novamente inflama a torcida e Rodinei, que viveu temporada mágica, foi herói ao converter a cobrança decisiva em Cássio.
Quem são os maiores vencedores da Copa do Brasil?
Apesar de termos enumerado quantos títulos da Copa do Brasil tem o Flamengo, vale lembrar que o Mais Querido não é o maior vencedor da competição. Aliás, o Fla é o terceiro que mais venceu o torneio, empatado com o Palmeiras com os mesmos quatro títulos.
Quem encabeça a lista de maiores vencedores é o Cruzeiro. A equipe mineira já venceu a competição em seis ocasiões (1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018), sendo duas delas sendo em cima do Flamengo. Em 2003, bateu o Fla e conquistou a tríplice coroa, enquanto em 2017, se igualou ao Grêmio, vindo a ultrapassar o tricolor no ano seguinte. A equipe celeste foi vice apenas duas vezes (1998 e 2014)
Acima do Flamengo, o Grêmio tem cinco títulos da Copa do Brasil (1989, 1994, 1997, 2001, e 2016), sendo vice-campeão em 4 ocasiões (1991, 1993, 1995 e 2020). Destas conquistas, apenas uma (97) foi sobre o Mais Querido.
Quantas vezes o Flamengo já decidiu a Copa do Brasil?
Nem sempre o Flamengo foi campeão da Copa do Brasil. Assim como o Grêmio, o Fla chegou à final do torneio em 9 vezes. Contudo, tem aproveitamento espelhado em relação ao tricolor gaúcho. O Mengão venceu 4 vezes e foi vice-campeão em 5 oportunidades (1997, 2003, 2004, 2017 e 2023), conquistando o torneio em 45,5% das vezes em que chegou à decisão.
Dentre os vice-campeonatos do Flamengo na Copa do Brasil, vale destacar o de 2004, zebra histórica do Flamengo contra o Santo André, e o de 2017, que com a derrota na final da Copa Sul-Americana, o flamenguista sofreria ainda mais com a piada do “cheirinho”.
Em 2004, o Flamengo que perdeu a Copa do Brasil para o Santo André era comandado por Abel Braga, que protagonizaria no ano seguinte outra zebra histórica na competição. Treinando o Fluminense, o técnico foi novamente vice, dessa vez para o Paulista de Jundiaí. O Fla empatou o primeiro jogo por 2 a 2 fora de casa, perdendo por 2 a 0 para a equipe do ABC dentro do Maracanã.
Por fim, em 2017, enfrentou o Cruzeiro. O Fla sofria bastante com os goleiros, devido às lesões de César e Thiago, Muralha voltou à meta do Flamengo na segunda partida da final da Copa do Brasil. No primeiro jogo, no Maracanã, empate por 1 a 1, com gols de Paquetá e Arrascaeta. No jogo de volta, em Belo Horizonte, novo empate, mas vitória celeste nos pênaltis, com Diego Ribas perdendo o chute decisivo e Alex Muralha pulando todas as cobranças para o lado direito.