Vitor Pereira vem de resultados ruins em clássicos, mas retrospecto geral anima

24/02/2023, 15:08
Vitor Pereira, técnico do Flamengo; treinador ainda não venceu como visitante na Libertadores por Fla ou Corinthians

Vitor Pereira vai fazer a sua estreia em clássicos pelo Flamengo. O clube enfrenta o Botafogo neste sábado (25), às 18h (Horário de Brasília), no Estádio Mané Garrincha. No entanto, os reservas se juntam aos jovens para poupar o time principal, que se prepara para o jogo de volta da Recopa, contra o Independiente Del Valle. Mas os clássicos não são novidade para o português.

Em toda a sua carreira, foram 40 clássicos, sendo 17 vitórias, 13 empates e 10 derrotas. No entanto, o retrospecto no Brasil preocupa. Isso porque antes do Corinthians, o técnico havia vencido 15 partidas em 29 jogos, empatando dez e perdendo apenas quatro vezes.

Leia Mais: Jornalista paulista surta com Vítor Pereira no Flamengo

Acontece que em 2022, Vitor Pereira venceu apenas dois dos 11 clássicos disputados. Ambas as vitórias foram contra o Santos, uma por 4 a 0 e outra por 1 a 0. Vitor Pereira perdeu seis jogos e empatou três, tendo assim um desempenho muito ruim em clássicos paulistas. Confira os resultados pelo Corinthians em 2022:

  • São Paulo 1 x 0 Corinthians (Paulistão 2022)
  • Palmeiras 2 x 1 Corinthians (Paulistão 2022)
  • São Paulo 2 x 1 Corinthians (Paulistão 2022)
  • Palmeiras 3 x 0 Corinthians (Brasileirão 2022)
  • Corinthians 1 x 1 São Paulo (Brasileirão 2022)
  • Corinthians 4 x 0 Santos (Copa do Brasil 2022)
  • Corinthians 0 x 0 Santos (Brasileirão 2022)
  • Santos 1 x 0 Corinthians (Copa do Brasil 2022)
  • Corinthians 0 x 1 Palmeiras (Brasileirão 2022)
  • São Paulo 1 x 1 Corinthians (Brasileirão 2022)
  • Santos 0 x 1 Corinthians (Brasileirão 2022)

Clássicos de Vitor Pereira antes do Corinthians

O técnico do Flamengo comandou grandes clubes antes de vir ao Brasil, como por exemplo Porto, Olympiacos e Fenerbahçe. Além disso, também teve trabalhos no Al Ahli e no Shagai SIGP. Foram nove clássicos em Portugal contra Benfica e Sporting, perdendo apenas uma vez, empatando quatro e vencendo outros quatro jogos.

Contra o Benfica, inclusive, foi campeão português em 2013 com gol do título no fim e deixou Jorge Jesus de joelhos. Kelvin marcou e tirou o título benfiquista, que só precisava do empate para ficar com a taça. A perplexidade tomou conta do português que seria ídolo do Flamengo e perdeu o campeonato para Vitor.

Mas esse não foi o único episódio marcante. A invasão de campo dos torcedores do Panathinaikos após um gesto obsceno para os gregos foi a cena de maior rivalidade e clima quente vivido por Vitor Pereira. Aquele foi o único clássico do português na Grécia e a vitória foi do Panathinaikos, por 2 a 1.

Pelo Fenerbahçe, enfrentou o Galatasaray e em quatro jogos, venceu apenas um, perdeu outro e empatou dois. Ainda na Turquia, contra o Besiktas, o técnico do Mengão somou uma vitória, um empate e uma derrota em três jogos.

Na China, teve um de seus melhores desempenhos em clássicos. Pelo Shagai SIGP, venceu o rival Shangai Shenua cinco vezes e empatou em uma das seis oportunidades. Pelo Al Ahli, o clássico era contra o Al Ittihad e ele teve mais um bom retrospecto: três vitórias e um empate em quatro partidas.

Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram.