Vitor Pereira tem pela frente desafio perdido por todos os 51 treinadores após Coutinho

29/11/2022, 19:29
Próximo do Flamengo, Vitor Pereira, ex-Corinthians, vai precisar derrubar marca que 51 técnicos não conseguiram desde Cláudio Coutinho

Vitor Pereira deve ser o novo treinador do Flamengo e irá comandar um elenco forte e vitorioso após deixar o Corinthians. Isso não significa, contudo, que ele terá um percurso tranquilo. Um dos seus principais desafios será conseguir feito que nenhum dos últimos 51 técnicos do clube conseguiu desde a era do saudoso Cláudio Coutinho.

Coutinho já havia impressionado o Flamengo com um desempenho maravilhoso entre 1976 e 1977, quando acabou deixando o clube para treinar a Seleção Brasileira. Um ano depois ele voltou ao Rubro-Negro, onde ficou até 1980 e conquistou diversos títulos, entre eles o Campeonato Brasileiro de 1980, o primeiro dois oito que o Mais Querido possui.

Mas além desses títulos, Coutinho fez algo que ninguém depois dele conseguiu fazer: concluir duas temporadas consecutivas no comando do Mengão. De Modesto Bría a Dorival Júnior, nenhum técnico do Flamengo conseguiu tal marca.

Leia também: Vítor Pereira tem muito dinheiro para receber do Corinthians

Somente no século XXI, o Flamengo é o segundo clube que mais trocou técnicos no Brasil, com 49 trocas nesse período. O Rubro-Negro está atrás apenas do Vasco, com 51 trocas.

Vitor Pereira terá pela frente a oportunidade de fazer algo que não acontece há 42 anos no Flamengo. Isso porque, segundo rumores, o contrato do ex-treinador do Corinthians com o Mais Querido será de 2 anos a princípio.

Histórico de Vitor Pereira antes do Flamengo

Vitor Pereira tem 54 anos. Em 11 anos de carreira como treinador profissional, ele já dirigiu oito clubes. Sua primeira experiência foi com o Porto, que ao lado do Benfica é o maior time de Portugal.

Já na sua primeira experiência, VP conseguiu concluir duas temporadas no Estádio do Dragão (2011-12 e 2012-13) e foi bicampeão português e da Supertaça de Portugal. Depois do Porto ele trabalhou uma temporada no Al-Ahli, da Arábia Saudita. Em seguida, assumiu o Olympiacos, da Grécia, dirigindo o clube ao fim da temporada 2014-15 (foram apenas cinco meses), onde foi campeão grego e da Taça da Grécia.

Deixou o clube grego para assumir o Fenerbahçe, atualmente treinado por Jorge Jesus. Lá ficou mais uma temporada (2015-16) e acabou caindo no início da sua segunda temporada.

Apenas três meses depois assumiu o Munique 1860 e concluiu a temporada 2016-17. Foi após a passagem pela Alemanha que VP conseguiu mais uma vez concluir ao menos duas temporadas consecutivas, quando ele assumiu o Shangai SIPG, da China.

Por lá ele ficou três anos, disputando as temporadas 2018, 2019 e 2020. Além disso, foi campeão chinês em 2018 e da Supercopa chinesa em 2019. Após deixar a China, o futuro treinador do Flamengo o Fenerbahçe novamente, ficando de julho a dezembro de 2021.

Por fim, VP chegou ao Corinthians, onde disputou toda a temporada 2022.

Para chegar na marca de Cláudio Coutinho, Vitor Pereira vai precisar superar essa volatilidade nos clubes por onde passa, já que concluiu duas temporadas em um mesmo clube em apenas dois dos oito times que treinou.


Lucas Tinôco
Autor

Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...