Vini Jr vence Prêmio Sócrates na Bola de Ouro 2023

30/10/2023, 17:59
Atualizado: 01/11/2023
Vini Jr com o Prêmio Sócrates na Bola de Ouro de 2023

Na cerimônia da entrega da Bola de Ouro 2023, nesta segunda-feira (30), Vini Jr venceu o Prêmio Sócrates. O troféu é em razão de ações de solidariedade promovidas por jogadores de futebol. O atacante tem o trabalho no Instituto Vini Jr, que é um projeto social de inovação no ensino de crianças e jovens nas escolas públicas.

Além disso, também capacita professores em práticas pedagógicas antirracistas. Vinicius Júnior criou o projeto em 2020 e já investiu mais de 4 milhões de euros. A cria do Flamengo exaltou felicidade pela conquista do Prêmio Sócrates.

Leia mais: Zagueira do Flamengo vive romance com rapper Major RD; entenda

“Eu estou muito feliz de receber esse prêmio, de poder ajudar tantas crianças no Brasil e no meu bairro. Sair da favela, de onde eu saí, é muito improvável chegar até aqui. Eu fico muito feliz de poder ajudá-los. É um sonho muito especial para mim estar aqui com todos vocês”, disse Vini.

Na disputa pelo Prêmio Sócrates estavam: Fundação Alex Morgan, da jogadora Alex Morgan, dos Estados Unidos; a Academia Oshoala, da jogadora nigeriana Asisat Oshoala; a Fundação Antonio Rüdiger, do zagueiro do Real Madrid; e a Força-Tarefa “Child Food Poverty”, do atacante Marcus Rashford, do Manchester United.

Instituto Vini Jr vai se expandir para mais estados do Brasil

O Instituto Vini Jr viabilizou a criação de oito salas especiais em escolas em São Gonçalo, Mesquita, Rio de Janeiro, Rio Preto (Minas Gerais) e Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul). A previsão é que se expande para mais estados do Brasil. Sete novas salas devem chegar ao Recife e em Cabrobó, em Pernambuco.

Além disso, outras escolas em Mesquita e no Rio de Janeiro também serão instaladas, assim como criar uma Escola Modelo em São Gonçalo, terra natal de Vinicius. O número de estudantes beneficiados pode atingir 10 mil. A informação é do Ge.

Vinicius Júnior pede apoio de jogadores na luta contra o racismo

Após receber o Prêmio Sócrates, Vinicius Júnior comentou sobre a luta contra o racismo. O jogador se tornou alvo de injúrias raciais novamente na Espanha. O atacante do Real Madrid afirmou estar preparado para combater os racistas e pediu apoio dos demais jogadores de futebol

“Eu estou preparado para isso. Para sempre poder falar quando for necessário. É muito triste eu ter que falar sobre racismo, gosto de falar sobre futebol, sobre os grandes jogadores que estão aqui. Quero pedir para vocês que não parem de lutar. Que as crianças que possam vir, não sofram com isso, espero que você também e que todos os jogadores possam nos ajuda”, declarou o Vini.


Compartilhe
Fellipe Perdigão
Autor
Sou jornalista, formado pela FACHA, de 21 anos. Pouco tempo na área de jornalismo, mas com sonhos, que eram inimagináveis, conquistados, como a cobrir a final da Copa do Brasil, em 2022, no Maracanã. Objetivo é continuar na busca de mais realizações!