Com Vini Jr e Paquetá, última vez do Flamengo em Bogotá teve gol anulado de forma bizarra
O Flamengo estreia nesta terça (2) na Copa Libertadores da América 2024. Essa é a oitava participação seguida do clube na competição. O Rubro-Negro busca o terceiro título desde 2019, mas o tetracampeonato no geral. O primeiro desafio será no estádio El Campin, em Bogotá, Colômbia, contra o Millonarios. Um palco onde o Fla atuou apenas duas vezes em sua história.
No total, o Flamengo até hoje fez 16 jogos na Colômbia, mas apenas dois na capital Bogotá. E foram mais de 60 anos de intervalo entre a primeira e a segunda partida. Em 1952, o Rubro-Negro de Rubens, Dequinha e Pavão, dirigido pelo lendário Flávio Costa, foi goleado pelo Millonarios por 4 a 1, em amistoso internacional. Aliás, Rubens é o autor do único gol do Fla em Bogotá.
➕Berrío dá dica para Flamengo vencer Millonarios na altitude
O retorno a Bogotá aconteceu apenas em 2018, na quarta rodada do grupo D da Libertadores. O Flamengo entrou em campo no El Campin para enfrentar justamente o grande rival do Millonarios, o Independiente Santa Fé. No 11 rubro-negro, duas futuras estrelas que hoje são realidades no futebol mundial: Lucas Paquetá e Vinícius Jr.
Flamengo fica no empate graças a decisão bizarra do árbitro
Mesmo com Paquetá e Vini Jr em campo, o jogo foi truncado e terminou em um empate em 0 a 0. Mas o Fla poderia ter vencido se não fosse um lance bizarro. No último lance da partida, Geuvânio escapou com a bola, invadiu a área e marcou o que seria o gol da vitória, mas o árbitro Daniel Fedorczuk decidiu que o jogo já havia terminado.
Os jogadores do Flamengo não se conformaram, mas as reclamações foram em vão e o clube voltou da Colômbia com o empate. No final da fase de grupos, o Rubro-Negro se classificou com dez pontos, em segundo lugar. Pegou o Cruzeiro nas oitavas, perdeu em casa por 2 a 0 e venceu no Mineirão pór 1 a 0, mas foi eliminado.
Seis anos depois, o Flamengo volta a Bogotá para enfrentar o Millonarios no mesmo El Campin, mas em situação bastante diferente. Melhor elenco do continente e comandado pelo renomado Tite, o Rubro-Negro é o favorito ao título. Daquele time de 2018, não sobrou nenhum jogador no elenco atual. Everton Ribeiro, que deixou o Fla ao final de 2023, era o último remansecente.