Vini Jr, Muniz e Erick Flores: quem já fez gol em estreias na Copinha; Fla estreia na segunda

30/12/2022, 11:51
Vinícius Júnior, ainda na base, posa para fotos com admiradores: fama veio desde cedo

O maior torneio de base do país está prestes a começar. O Mais Querido começa o caminho até o Penta na próxima segunda-feira (2), contra o Floresta-CE, às 21h45, visando iniciar o torneio com o pé direito. Por isso, o Mundo Rubro Negro fez um levantamento com as estreias do Flamengo neste século.

A sede do Mengão na Copinha será a cidade de Jaú, interior de São Paulo, no estádio Zezinho Magalhães. O Rubro-negro está no Grupo 5 com XV de Jaú, Aparecidense-GO e Floresta-CE.

Leia mais: ‘Famosinhos’, estrangeiros e sobreviventes da tragédia do Ninho: conheça os inscritos do Flamengo na Copinha 2023

Estreia na Copinha há 6 anos teve golaço de Vinícius Júnior

Em 2017, no estádio Anacleto Campanella, o Flamengo debutou na Copinha com uma vitória por 5×0 contra o Central-PE. Na época, esta partida gerou muita expectativa, já que no banco de reservas havia um camisa 18 chamado Vinícius Júnior. O jovem tinha que apenas 16 anos, entrou no jogo marcou duas vezes. O segundo deles, foi um golaço.

Naquele dia 4 de janeiro, começaria uma temporada inesquecível do Garoto do Ninho. Afinal, meses depois ele foi campeão do Sul-Americano Sub-17 e estreou no Maracanã lotado.

Curiosamente, começou a campanha daquela edição do mesmo jeito que terminou a do título em 2016: Patrick cobrando um pênalti e chutando cruzado. Em seguida, Gabriel Silva e Dener completaram a goleada. Posteriormente, o Mengão seria eliminado contra o Corinthians.

Ano mágico de 2019 começou com goleada sobre o River-PI

Dois anos depois, o Flamengo também estreou fazendo muitos gols. Em Jaguariúna, o Mengão, atual campeão, ganharia do River pela primeira vez na temporada. No entanto, era o River do Piauí. Vitória por 4×0 e os três primeiros gols foram do atacante Bill, que meses depois faria o gol do título da Taça Rio contra o Vasco no Maracanã.

O 4º gol saiu dos pés de um centroavante goleador que jogou poucas vezes no profissional, ainda assim deixou saudades: Rodrigo Muniz. Vale lembrar que em 2018 ele jogou a Taça São Paulo pelo Desportivo Brasil e assim chamou a atenção do Rubro Negro.

Estreia em 2008 com gol de Erick Flores

Na primeira rodada da Copinha 2008, no estádio Barão da Serra Negra em Piracicaba, o Flamengo venceu com facilidade o Nacional-AM por 4×0. Naquele 5 de janeiro, o meia Erick Flores marcou um dos gols. O atacante Pedro Beda anotou um hat trick e fechou o placar. Contudo, o centroavante não chegou a estrear pelo profissional do Mais Querido, e desde 2014 roda por times de divisões inferiores do futebol espanhol.

O Flamengo não sofre gol em estreias desde 2016

Em 2016, no ano do tricampeonato, o rubro-negro começou sua caminhada na Copa São Paulo em Mogi das Cruzes com uma vitória por 2×1 contra o Red Bull Brasil, Lucas Paquetá e Felipe Vizeu marcaram.

Dois anos depois, no ano do tetra, 6×0 contra o Ji Paraná na primeira rodada. Patrick, Pepê, Lucas Silva (duas vezes), Wendel e Vitor Gabriel mandaram a bola para o fundo das redes. Em 2020 o Flamengo não disputou, pois o clube entrou em um impasse com a FPF em relação à lista de inscritos. Em 2021 não teve Copinha por causa da pandemia do Covid-19.

Foto: Divulgação/Flamengo

A campanha desta temporada, começou com um massacre por 10×0 para cima do Forte-ES, em Barueri, com hat trick de Mateusão e dois de Matheus França. Os outros artilheiros da noite foram: Kayke David, Werton, Kayque Soares e André.

˜Foto: Divulgação/Flamengo

Estreias com vitórias na Copinha desde 2014

Em 2013, na cidade de São José do Rio Preto, o Flamengo empatou 0x0 contra o Rondonópolis. Nos anos seguintes, dois triunfos por 4×1. Primeiramente contra Santo André, gols de Douglas Baggio, Jajá, Renan Donizete e Wheidson. Em seguida, contra o Sampaio Correa. Douglas Baggio (dois) e Jajá voltaram a balançar as redes, até que Cafu fechou a conta.

O Rubro-Negro divulgou a lista de inscritos, com Lorran como o principal nome do elenco. O jovem atleta, assinou contrato profissional com o Mais Querido em julho, mas já teve o vínculo renovado na última com multa recisória estipulada em 50 milhões de euros (R$ 277 milhões). O contrato tem validade até dezembro de 2025.


Partilha
José Gustavo Felix
Autor

Aprendi a amar o futebol de base