Vinícius Júnior, craque revelado na base do Flamengo, voltou a ser vítima de racismo. O atacante ouviu ofensas antes do jogo Getafe x Real Madrid, na última quinta-feira (1º), realizado em Madri, na Espanha. Com a chegada da delegação madridista, torcedores da equipe da casa xingaram Vini Jr com gritos de “Vinicius, macaco”.
A LaLiga agiu em defesa do Camisa 7 e enviou à Comissão Antiviolência da Espanha um dossiê com todos os insultos da torcida do Getafe contra Vini Jr. A informação foi divulgada pelo GE. Confira parte do comunicado da LaLiga:
➕ Cria do Flamengo, Lincoln jogará na Europa
“Através das redes sociais, e coincidindo com a chegada da equipe visitante, é detectada uma gravação em meio à multidão lotada, na qual numerosos torcedores locais entoam cantos intolerantes, ouvindo individualmente os gritos de ‘filhos da p***’, ‘Vinicius, macaco'”.
Já são mais de 10 denúncias da liga espanhola de casos envolvendo racismo contra Vinícius. O brasileiro está no Real Madrid desde 2018, quando foi vendido pelo Flamengo ao clube espanhol. As primeiras ofensas contra o craque aconteceram ainda em 2021, quando Vini Jr tinha apenas 21 anos.
Apesar da força da La Liga em denunciar esses casos, nenhuma punição esportiva foi tomada até então. O episódio de maior proporção aconteceu em maio do ano passado. Na ocasião, Vini foi insultado com coros de “mono” (macaco em espanhol) pela torcida do Valencia e reagiu bravamente ao denunciar o caso. Os vídeos ganharam notoriedade ao redor do mundo e fizeram Vini Jr se tornar um dos símbolos da luta antirracista no esporte.
Vini Jr quer medidas mais duras contra os racistas
Recentemente, Vinícius reforçou qual seu pensamento quanto as punições a quem comete racismo. Em mensagem de apoio ao goleiro Maignan, do Milan, também vítima do preconceito, Vini Jr endossou que essas pessoas precisam sem presas para sentirem “vergonha de quem são”.
“Só falar não vai mudar nada. Estas são as palavras de Maignan. É hora de prender os racistas para terem vergonha de quem são. Agradeço aos que realmente apoiam a nossa luta e lamento aqueles que só aparecem com palavras vazias para ganhar a simpatia da imprensa. Sempre com você, Maignan”, falou o craque.