Vini Jr iguala Adriano como melhor ex-Flamengo na Bola de Ouro

30/10/2023, 18:05
Atualizado: 01/11/2023
Adriano com a camisa da Inter em 2005, Julio Cesar em 2010 e Vini Jr. em atuação pelo Real Madrid. Vini é o terceiro jogador formado no Flamengo a disputar a Bola de Ouro

Único brasileiro na disputa deste ano da Bola de Ouro, prêmio mais tradicional para os melhores do ano no futebol, Vini Jr igualou outro grande ídolo formado no Flamengo. Assim como Adriano Imperador em 2004, Vinicius ficou em sexto lugar entre os melhores jogadores da temporada no prestigioso prêmio da revista “France Football“.

Até hoje, apenas três jogadores formados no Flamengo já estiveram entre os 30 finalistas do prêmio da Bola de Ouro. Isto porque apenas jogadores europeus poderiam participar da premiação até 1995. Além de Vini e Adriano, Julio Cesar foi indicado ao prêmio duas vezes.

Leia mais: Vini Jr promete retornar ao Flamengo: ‘É o clube da minha vida’

O primeiro Garoto do Ninho a figurar entre os 30 finalistas foi Adriano, em 2004. Naquele ano, o Imperador foi o sexto colocado na Bola de Ouro. No ano seguinte, ele voltou a figurar no top 10, terminando na sétima colocação.

O segundo jogador formado no Flamengo a figurar entre os finalistas da Bola de Ouro, ou Ballon D’Or, no nome original, antes de Vini Jr foi Julio Cesar. O goleiro esteve duas vezes no top 30, em 2009 e 2010, terminando respectivamente em 21º e 19º lugar.

Vini disputou o prêmio pela segunda vez. Em 2022, tinha acabado na 8ª colocação. Nesta segunda, além da Bola de Ouro, concorreu – e venceu – o Prêmio Sócrates por seu combate ao racismo.

Ronaldinho é único Bola de Ouro que já passou pelo Flamengo

Enquanto Vini Jr não ganha a sua Bola de Ouro, o Flamengo continua tendo apenas um Bola de Ouro na sua história. Ronaldinho Gaúcho ganhou o prêmio da France Football em 2005, seis anos antes de iniciar sua passagem pela Gávea.

Romário, outro ex-melhor do mundo que jogou no Flamengo, nunca ganhou o prêmio da France Football. Em 1994, ano em que ele ganhou a premiação oficial da Fifa, a France Football ainda não permitia a participação de atletas não europeus na premiação. Assim sendo, o búlgaro Hristo Stoichkov, companheiro de Romário no Barcelona e artilheiro da Copa do Mundo, ganhou o prêmio naquele ano.


Compartilhe
Mundo Bola
Autor
Notícia e opinião de qualidade sobre o Flamengo desde janeiro de 2015