Viña e Wesley figuram em estudo sobre laterais mais velozes do mundo

06/03/2024, 16:57
Atualizado: 06/03/2024
Viña e Wesley em jogos do Flamengo; laterais estão em ranking de aceleração do CIES

Matías Viña e Wesley, laterais do Flamengo, receberam surpreendente destaque em pesquisa realizada pelo Observatório do Futebol (CIES). A dupla aparece em ranking da categorias de laterais “super velozes” e ocupam as posições na lista junto a atletas que estão nas principais ligas do futebol mundial, o que também resulta em destaque para o Mengão e o futebol brasileiro.

Reconhecido pelas análises de atletas do futebol mundial, o CIES montou lista de jogadores com o maiores índices de aceleração por jogo. Dado que consiste em atingir velocidade igual ou superior a 10,8 km/h por pelo menos 0.7 segundos. Para entrar na lista, o atleta precisa ter disputado no mínimo 1.000 minutos de uma liga nacional e três quartos desses jogos na mesma posição da análise.

➕: Tite barra saída de Garoto do Ninho para o América-MG

Recém-contratado, Matías Viña é o jogador do Flamengo melhor colocado no ranking de laterais. O lateral-esquerdo uruguaio tem média de 12,31 acelerações por partida, performando 1,63 vezes acima dos índices esperados para atletas de sua posição e características. Descrido como um armador infiltrador, ou seja, que faz parte da criação atuando pela faixa central, ele surpreende pela quantidade de vezes que atinge altas velocidades e tem um dos maiores índices de aumento para a posição.

Já o Wesley, conhecido justamente pela velocidade, performa 1,53 acima da expectativa pelas suas características. O jovem atinge, em média, 11.12 vezes por jogo velocidades acima de 10,8 mk/h. Em função de bons números defensivos, melhores que no ataque, o Garoto do Ninho é descrito como “Ground-to-air blocker”, que significa um atleta com a capacidade de defender pelo chão e pelo ar.

  1. Jeremie Frimpong (Bayer Leverkusen-ALE)- 17.85 acelerações por jogo
  2. Marlon Fossey (Standard Liège-BEL)- 13.77 acelerações por jogo
  3. Alphonso Davies (Bayern de Munique-ALE)- 12.74 acelerações por jogo
  4. Pastor Custódio (SC Farense- POR)- 12.72 acelerações por jogo
  5. Dexter Lembikisa (Heart of Midlothian-SCO)- 12.69 acelerações por jogo
  6. Raoul Bellanova (Torino FC-ITA)- 12.56 acelerações por jogo
  7. Dimitrios Giannoulis (Norwich City-ING)- 12.39 acelerações por jogo
  8. Matías Viña (Flamengo)- 12.31 acelerações por jogo
  9. Thierry Correia (Valencia CF-ESP)- 11.65 acelerações por jogo
  10. Antonino Gallo (US Lecce- ITA)- 11.68 acelerações por jogo
  11. Yahya Kalley (IFK Norrköping-SUE)- 11.79 acelerações por jogo
  12. Leonardo Godoy (Athletico-PR- BRA)- 11.61 acelerações por jogo
  13. Giannis Masouras (Kifisia-GRE)- 11.50 acelerações por jogo
  14. Gonçalo Costa (Portimonense SC-POR)- 11.42 acelerações por jogo
  15. Joe Gomez (Liverpool – ING)- 11.13 acelerações por jogo
  16. Wesley França (Flamengo)- 11.12 acelerações por jogo
  17. Marvin Senaya (Strasbourg-FRA)- 11.08 acelerações por jogo
  18. Cohen Bramall (Roterham United-ING)- 10.98 acelerações por jogo
  19. Bruno Langa (Almería-ESP) 10.25 acelerações por jogo
  20. Konrad Matuszewski Warta Poznań- POL- 10.05 acelerações por jogo

Com situações distintas, Viña e Wesley buscam espaço no elenco do Flamengo

Os dois laterais rubro-negros certamente têm o mesmo objetivo para o início de temporada: assumir a titularidade do time do Flamengo. Entretanto, o caminho para os dois atingirem essa meta é completamente diferente, já que os atletas estão com status completamente distintos dentro do elenco e com a torcida.

Viña foi contratado no fim de janeiro e tem apenas duas partidas com o Manto Sagrado. Titular contra o Madureira, o atleta teve boa atuação defensiva e ofensiva, convenceu torcedores e se coloca na briga pela titularidade com Ayrton Lucas. Laterais de seleção brasileira e uruguaia, os dois devem protagonizar um duelo de alto nível pela vaga no 11 inicial.

Já Wesley tenta recuperar o prestígio que tinha na última temporada. O atleta era alvo de muitas críticas da torcida quando o técnico Tite foi contratado e acabou indo para a reserva de Guillermo Varela. Agora, com o uruguaio se firmando no time, o jovem de 19 anos precisará esperar para receber nova sequência no time.


Compartilhe
Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.