Viña se apresenta ao River Plate para dar início à pré-temporada

Neste domingo (4), Matías Viña se apresentou ao River Plate para dar início à pré-temporada no clube argentino. O lateral-esquerdo foi emprestado pelo Flamengo ao time de Buenos Aires por um ano, com obrigação de compra atrelada ao desempenho do uruguaio.
➕ Marcos Leonardo no Flamengo? Veja números e desempenho do alvo do Mengão
Em vídeo publicado pelo jornalista Juan Patricio Balbi, da "ESPN", o atleta foi visto chegando à concentração da equipe, na cidade de San Martín de Los Andes. Nos próximos dias, o jogador deve ser anunciado oficialmente como novo reforço dos "millonarios".

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
🚨 Matías Viña ya está en San Martín de Los Andes. Tercer refuerzo de River. Mañana se suma a la pretemporada. pic.twitter.com/2wG6C389ZL
— Juan Patricio Balbi (@juanbalbi9) January 5, 2026
Qual é a obrigação de compra do River Plate com o Flamengo por Matías Viña?
Caso Matías Viña atue em 50% das partidas do River Plate na temporada, o clube argentino será obrigado a comprar 100% dos direitos econômicos do uruguaio por 5 milhões de dólares (cerca de R$ 27,1 milhões na cotação atual).
Vale destacar que os argentinos estão pagando, de imediato, aproximadamente 500 mil dólares (R$ 2,7 milhões) ao Rubro-Negro pelo empréstimo do jogador.
Por que o Flamengo emprestou Matías Viña ao River Plate?
O principal motivo para o Flamengo ter negociado o uruguaio ao River Plate foi o fato de o jogador não estar nos planos de Filipe Luís. Para o técnico, Alex Sandro e Ayrton Lucas estão à frente de Viña. Na reta final da última temporada, o atleta ficou fora da lista de relacionados em diversas ocasiões.
Vale lembrar que o lateral-esquerdo sofreu uma grave lesão no joelho direito em agosto de 2024. Contra o Palmeiras, o defensor rompeu o ligamento cruzado anterior, que acabou afetando o menisco. Além disso, o jogador também fraturou a tíbia.
Dessa forma, Viña teve sua trajetória no Flamengo prejudicada. Contratado em 2024, o uruguaio teve um bom início pelo Rubro-Negro e chegou a ser considerado titular da lateral esquerda.
Após a grave lesão, o atleta retornou aos gramados em junho de 2025, mas não se firmou na equipe de Filipe Luís. Na última temporada, o defensor disputou apenas dez partidas pelo Mengão, somando 343 minutos em campo.
Ao todo, Viña disputou 32 jogos pelo Flamengo, com um gol marcado e duas assistências. No River Plate, o lateral-esquerdo busca dar a volta por cima e se credenciar para disputar a Copa do Mundo pelo Uruguai.

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.











