Vídeo mostra atleticano fazendo gesto racista para torcida do Flamengo

04/07/2024, 14:55
Racista em Atlético-MG x Flamengo

O racismo segue presente no futebol, e mais um infeliz caso aconteceu contra torcedores do Flamengo. O ato abominável ocorreu no jogo da última quarta-feira (3), quando um torcedor do Atlético-MG, irritado com a derrota por 4 a 2 com direito a um baile do Mengão em campo, decidiu mostrar sua real face. É nesses momentos que a máscara cai, e o atleticano pensou que seria uma boa ideia apontar para o braço, fazendo menção a cor da pele, em direção aos rubro-negros presentes na Arena MRV.

As imagens foram feitas por um torcedor do Flamengo que estava presente na partida. O torcedor identificado como “@aguilacrf” no X publicou o vídeo, alegando fazer isso para registrar o rosto do racista na internet. No vídeo, é possível ver o homem descalço, com uma camisa básica preta e um copo na mão discutindo com os flamenguistas.

➕ Atlético gasta R$ 1 Bi para construir mais novo salão de festas do Flamengo

O racista já havia feito o gesto antes, já que é possível ouvir os pedidos dos torcedores do Flamengo para que ele repetisse o gesto. O homem, sem aparentar qualquer medo, fez por mais algumas vezes, escancarando seu racismo. Os torcedores chamavam o atleticano de racista.

A manifestação do Atlético-MG

Após o caso de racismo, a assessoria do Atlético-MG publicou uma breve nota sobre o caso. No entanto, não fez a publicação em seu perfil oficial, e a nota foi publicada no site da CNN Brasil. A equipe mineira diz estar trabalhando para identificar o racista, prometendo punições.

“O Galo está ciente das imagens que circulam em redes sociais. O departamento Jurídico do clube foi acionado e busca identificar o torcedor que aparece nas imagens, para aplicar as punições previstas nas regras de uso da Arena MRN e no Regulamento do programa de Sócio-Torcedor Galo na Veia”, diz o clube.

Não é o primeiro caso de racismo contra torcedores do Flamengo

Os casos de racismo parecem aumentar cada vez mais no futebol, com jovens da base sofrendo e até o cria Vinícius Júnior na Espanha, ou mesmo Gerson, que também foi vítima em um jogo contra o Bahia, ainda na sua primeira passagem pelo clube. Mas contra os torcedores do Flamengo, também não é a primeira vez que acontece.

Em 2023, após uma derrota do Flamengo para o Athletico, em Curitiba, pela quarta rodada do Brasileirão, um homem se excedeu e imitou um macaco em direção aos flamenguistas ao comemorar a vitória. Mas essa não foi a última vez.

Nesse ano, pela Copa Libertadores, o mesmo aconteceu contra o Millonarios, na Colômbia. Um homem também imitou um macaco e o vídeo correu pelas redes sociais.