Vidal e Flamengo: namoro longo, casamento curto e divórcio ruidoso
Nesta segunda-feira (10), o volante Arturo Vidal acertou sua saída do Flamengo e irá defende o Athletico-PR. Após chegar o clube rodeado de expectativas pelas participações em grande clubes europeus, o atleta chileno deixa o Fla depois de ano e com passagem decepcionante.
No total, Vidal participou de 51 jogos com o Manto Sagrado, fez dois gols e deu assistência. O atleta fez parte da campanha que terminou com os títulos da Libertadores e da Copa do Brasil, em 2022. No entanto, sua passagem ficará marcada pelo desempenho muito ruim em campo e a relação com a torcida, que era ótima até o atleta vestir as cores do Flamengo.
Leia mais: Flamengo conquista 4 títulos no último fim de semana
Namoro começou em 2018
A primeira vez que Arturo Vidal manifestou o desejo de defender o Flamengo foi em 2018. Na época, o atleta estava no Bayern de Munique, da Alemanha, e afirmou que acompanhava os jogos ao lado do lateral Rafinha, que curiosamente também foi multicampeão pelo Fla após as declarações.
“Sim, eu sou parte da massa. Espero um dia poder jogar pelo Flamengo. Seria um sonho. Então já sabem, se quiserem me contratar, estou aqui! Eu e você lá (Rafinha), a gente ganharia tudo! A Libertadores… Tudo!”, disse Vidal, em 2018, em entrevista ao canal “Pilhado”.
A partir desse momento, torcedores do Flamengo invadiram as redes sociais de Arturo Vidal e passaram a pedir a chegada do volante. Dessa forma, feliz com o carinho do torcedor, o chileno alimentou a esperança rubro-negro ao longo dos anos postando fotos com o Manto Sagrado e citando o Mengão em entrevistas.
Em 2019, por exemplo, publicou foto no Instagram trajando a camisa do Rubro-Negro e afirmou mais uma vez que gostaria de atuar no clube: “Eu amo o futebol brasileiro e gostaria de jogar naquele país algum dia. Gostaria de jogar no Flamengo, que é um time de apaixonados como eu, que tem uma grande torcida, que ama o futebol como eu.”
Flamengo contratou Arturo Vidal em 2022
Apesar de “cavar” vaga no Flamengo com frequência, Vidal seguiu atuando em grandes clubes no continente europeu e adiou o retorno para América do Sul. Assim, o acerto com o Mais Querido aconteceu apenas em junho de 2022, após o meio-campista ficar livre no mercado.
Como resultado, a torcida entrou em euforia com a chegada de mais um astro internacional. Os primeiros meses serviram para aumentar ainda mais a expectativa dos rubro-negros. Afinal, o volante teve boas atuações logo ao chegar e, mesmo com a dupla João Gomes e Thiago Maia bem na temporada, torcedores cogitaram a entrada de Vidal entre os titulares.
Entretanto, o técnico Dorival Júnior optou por manter Vidal no banco e utilizá-lo principalmente na segunda etapa das partidas. Mesmo atuando pouco tempo nos jogos, o desempenho do meia passou a cair com o passar dos jogos.
No fim, Vidal teve sua importância nos títulos da Libertadores e da Copa do Brasil que o Flamengo conquistou na temporada. Todavia, o atleta terminou o ano sob desconfiança da torcida.
Problemas com a torcida e postagens polêmicas marcam fim de Vidal no Flamengo
O primeiro semestre de 2023 de Vidal foi muito ruim e marcou o fim do atleta no Mais Querido. Após a contratação do técnico Vitor Pereira, ganhou mais espaço. No entanto, desempenhou muito mal e se tornou um dos principais alvos de críticas da torcida.
O técnico Jorge Sampaoli, que foi campeão da Copa América 2015 com Vidal, tentou recuperar o futebol do chileno em seus primeiros jogos no Mengão. Mas o volante continuou desempenhando muito mal perdeu muito espaço e não participou de nenhum dos últimos seis jogos do Flamengo.
O atleta não concordou com a decisão do treinador e mudou sua postura. Além de entrevista discordando de Sampaoli, discutiu com torcedores no aeroporto e afirmou que deixaria o clube após o término do contrato, que seria em dezembro. Mas clube e jogador chegaram a conclusão que encerrar o vínculo precocemente seria melhor para ambas as partes.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.