Vexame faz com que Flamengo derrube escrita impressionante no Carioca
O Flamengo de Vitor Pereira conseguiu ser derrotado pelo Fluminense e ficar com o vice-campeonato do Campeonato Carioca mesmo após ter vencido o primeiro jogo por 2 a 0. Com o vexame dado neste domingo (9), o Rubro-Negro derrubou uma escrita histórica da equipe na competição.
Ao vencer a ida por 2 a 0, o Flamengo foi para o segundo jogo com uma vantagem relativamente confortável. Historicamente, o Rubro-Negro venceu seus primeiros jogos de finais de Campeonato Carioca em seis oportunidades antes de 2023. Em todas elas o clube saiu campeão estadual, o que não aconteceu dessa vez.
Leia também: 5 técnicos livres que podem substituir Vitor Pereira no Flamengo
A primeira vez ocorreu no ano 2000. Na ocasião, o Flamengo bateu o Vasco por 3 a 0 no jogo de ida e voltou a vencer por 2 a 1 na volta, levantando seu 26º título carioca. Quatro anos depois, novamente contra o eterno vice, o Mais Querido venceu por 2 a 1 na ida e por 3 a 1 na volta.
Em 2008 isso voltou a acontecer. Dessa vez, diante do Botafogo, o Mengão venceu por 1 a 0 o primeiro jogo e aplicou 3 a 1 na volta. Naquele ano, faturou seu 30º troféu de campeão carioca. Entre algumas mudanças de regulamento, o Rubro-Negro voltou a sair em vantagem em uma final de Campeonato Carioca em 2017, contra o mesmo Fluminense deste domingo. Sob a tutela de Zé Ricardo, o Fla venceu por 1 a 0 com golzinho de Éverton. Na volta, Guerrero e Rodinei marcaram no 2 a 1 que garantiu o 34º campeonato.
Dois anos depois o Vasco voltou a ser vítima da escrita. Bruno Henrique, duas vezes, colocou o Flamengo na frente na decisão. Em seguida, outro 2 a 0 e, desse modo, mais um título. Por fim, em 2020, sob o comando de Jorge Jesus, Pedro e Michael anotaram os seus em vitória sobre o Fluminense por 2 a 1. No jogo derradeiro, Vitinho fez o gol solo do 36º troféu.
Portanto, antes de 2023 e esse vexame contra o Fluminense, o Flamengo jamais havia sido derrotado após vencer o jogo de ida da final do Campeonato Carioca.
Flamengo foi vítima de maior reviravolta em uma final de Campeonato Carioca
Manter-se imbatível após sair em vantagem em final de Campeonato Carioca não é raridade. Nesse século, reviravoltas como a de 2023 só havia acontecido em três oportunidades.
A primeira delas foi em 2001, quando o gol histórico de falta marcado por Petkovic deu o título ao Flamengo sob o Vasco. Naquele contexto, no entanto, o Mais Querido tinha perdido por 2 a 1 na ida.
Nesse sentido, a segunda reviravolta em uma final aconteceu em 2005, quando o Fluminense perdeu por 4 a 3 para o Volta Redonda e venceu a volta por 3 a 1. Do mesmo modo, em 2018, o Vasco venceu o Botafogo no jogo de ida por 3 a 2 e, após sofrer 1 a 0 na volta, acabou derrotado nos pênaltis.
Ou seja, nas poucas oportunidades em que times viraram placares de ida neste século, em nenhuma a diferença de gols era maior do que um gol. O Flamengo de Vitor Pereira foi além e conseguiu ser vice-campeão após ter dois gols de vantagem sobre o Fluminense. Um feito inédito na história do Campeonato Carioca.
Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...