Buscando invencibilidade, Flamengo visita a Universidad Católica; veja retrospecto

25/04/2022, 10:57
Bruno Henrique

Na próxima quinta-feira (28), o Flamengo entra em campo pela Copa Libertadores e vai encarar a Universidad Católica, no estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, capital chilena. A partida é válida pela terceira rodada da Copa Libertadores, campeonato no qual o Rubro-Negro está invicto, pois venceu o Sporting Cristal, em Lima, e o Talleres em casa.

O retrospecto contra a equipe chilena, no entanto, não favorece o Flamengo. Especialmente na casa do adversário. A primeira vez em que os clubes se enfrentaram foi em 2002, na fase de grupos da Libertadores. O Rubro-Negro perdeu por 3 a 1 no Maracanã e no Chile, o Rubro-Negro saiu derrotado por 2 a 1.

Leia mais: Desespero? Chilenos sobre enfrentarem o Flamengo no grupo H: ‘Mejorar con urgencia’

Em 2010, os clubes voltaram a se encontrar pela Libertadores. Na partida do turno, o Mengão pôde enfim comemorar a primeira vitória sobre os adversários: 3 a 1 para o Rubro-Negro, no Maracanã. Porém, o Mengão saiu derrotado mais uma vez no returno, quando perdeu por 2 a 0 no San Carlos de Apoquindo.

Na Libertadores 2017, Flamengo e Católica se enfrentaram novamente. Em Santiago, o Rubro-Negro saiu derrotado novamente, 1 a 0 para os chilenos. No returno, com o Maracanã lotado, o Mengão pôde comemorar a segunda vitória sobre os adversários: 3 a 1 para o Rubro-Negro, com gols de Rodinei, Paolo Guerrero e Miguel Trauco.

Nesta temporada, o Rubro-Negro e Universidad Católica voltam a se enfrentar por mais duas vezes. O Mengão começa defendendo sua invencibilidade na competição e terá que enfrentar um San Carlos de Apoquindo cheio e com o histórico negativo de nunca ter conseguido tirar algum ponto do adversário no estádio. Na fase de grupos, a última derrota do Rubro-Negro foi em 2020, contra o Independiente Del Vale. Na ocasião, o Mengão perdeu por 5 a 0 fora de casa, em Quito.

Retrospecto Flamengo X Universidad Católica

No total, são 6 partidas entre o Flamengo e a Universidad Católica na história da Libertadores. O Rubro-Negro leva desvantagem no confronto: 6 vitórias rubro-negras, dois empates e sete derrotas.

2002: Flamengo 1×3 Universidad Católica (fase de grupos)
2002: Universidad Católica 2×1 Flamengo (fase de grupos)
2010: Flamengo 2×0 Universidad Católica (fase de grupos)

2010: Universidad Católica 2×0 Flamengo (fase de grupos)
2017: Universidad Católica 1×0 Flamengo (fase de grupos)
2017: Flamengo 3×1 Universidad Católica (fase de grupos)


Partilha