Veja quantos reforços o Flamengo pode inscrever nas oitavas da Libertadores
Após uma bela classificação para as oitavas de final da Libertadores da América, na última quinta-feira (28), o Flamengo se prepara para enfrentar outros fortes adversários. Com o sorteio que irá definir os confrontos da próxima fase marcado para o próximo dia 5 de julho, o Mais Querido terá alguns limites para inscrições na competição desta temporada.
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), já definiu as datas para os clubes enviarem as listas dos jogadores inscritos para cada fase do maior torneio do continente. Desta vez, os contratados na janela de transferências de inverno, terão prioridade.
Leia mais: Torcida vai ao delírio e cobra atitude de Marcos Braz com Bruno Henrique
Conmebol muda regra em 2023
Anteriormente, na temporada de 2022, algumas regras na Libertadores eram diferentes. Isso porque na época, a primeira janela ocorreu entre 19 de janeiro e 12 de abril e a segunda entre 18 de julho e 15 de agosto. Como os confrontos das oitavas foram entre o fim de junho e início de julho, diversos novos reforços não puderam atuar.
Do mesmo modo, quem acabou ficando de fora do plantel rubro-negro foi: Everton Cebolinha e Arturo Vidal. Enquanto isso, em outras equipes, atletas como Yuri Alberto, do Corinthians, e López, do Palmeiras, também não puderam entrar em campo. Mas neste ano, tudo deve ser diferente, em busca de facilitar aos times.
Em 2023, cinco jogadores poderão ser inscritos para as oitavas de final da competição. Para a ocasião, a data é válida até 29 de julho, a fim de incluir atletas contratados na janela do meio do ano. Como resultado, o Flamengo deve sair beneficiado acima de tudo isso, com Luiz Araújo e Agustín Rossi presentes. No total, devem ser listados até 50 nomes para a Conmebol.
Datas para inscrever ou trocar jogadores na Libertadores
Oitavas de final (troca de até cinco atletas): 29 de julho
Quartas de final (troca de até três atletas): 19 de agosto
Semifinais (troca de até três atletas): 23 de setembro
Para a final, que está marcada para o dia 4 de novembro, não será possível fazer qualquer troca de jogadores. No estádio do Maracanã, os finalistas terão de usar aqueles que já entraram em campo anteriormente, sem dificultar para a Conmebol. Por conta disso, caso o Flamengo esteja presente, poderá atuar com aqueles que contratar durante a janela de inverno.