Veja quais jogadores estão lesionados, o motivo e o tempo de recuperação previsto para cada um
Calendário enxuto por conta da pandemia faz com que Flamengo sofra com lesões na temporada; veja tempo de recuperação de cada jogador
Definitivamente, um dos maiores adversários do Flamengo na temporada 2020 está fora dos campos. Da partida contra o Atlético-MG, disputada há nove dias, até o presente momento, foram quatro jogadores que se machucaram. Ao todo, seis atletas são desfalques para Rogério Ceni por motivos médicos. Confira, abaixo, o tempo de recuperação de cada e o motivo que os levou a ficarem de fora das quatro linhas:
Diego Ribas – Lesão na coxa
O motivo mais recorrente pelo qual jogadores do Flamengo foram para o departamento médico em 2020: lesão na coxa. E essa adversidade também acometeu o meia Diego Ribas, que já havia sofrido com uma grave fratura no tornozelo no ano passado. No entanto, se em 2019, sua recuperação foi bem mais rápida que o previsto, não dá para dizer o mesmo na atual temporada.
Após ter lesão constatada no dia 26 de outubro, o camisa 10 da Gávea seguiu tratamento e ainda não teve condições de voltar a atuar. Para a partida contra o São Paulo, segue como dúvida, mas as probabilidades de ser relacionado são ínfimas. Apesar de já ter voltado a treinar com bola, ainda segue sem previsão definida de quando irá retornar. Sua última partida foi diante do Bragantino, no dia 22 de outubro.
Gabigol – Dores na coxa
No dia 30 de setembro, Gabriel Barbosa pisou falso no tão criticado gramado do Maracanã. Como consequência, uma lesão ligamentar no tornozelo, que o deixou de fora das quatro linhas por mais de um mês. Seu aguardado retorno se deu na traumática derrota para o Atlético-MG por 4 a 0, no Mineirão. Na ocasião, atuou poucos minutos, por ainda não estar com condições plenas para jogar por uma quantidade maior de tempo.
Desde então, entrou em campo mais duas vezes. Contra o São Paulo, pela Copa do Brasil, quando foi o responsável pelo único gol do Mais Querido. Depois, para enfrentar o Atlético-GO. Data em que mais uma lesão entrou no caminho do atacante. Dessa vez, um problema na coxa, que fez com que Rogério Ceni precisasse tirá-lo de campo.
O artilheiro já é desfalque certo para o jogo de volta contra o Tricolor paulista, mas a tendência é que seu retorno ocorra em breve, por não se tratar de uma questão grave.
Filipe Luís – Lesão na coxa
Enquanto Gabigol retornava, Filipe Luís precisou ser substituído por Renê, contra o Atlético-MG. O motivo? De novo ela, a tão temida lesão na coxa. Além de ficar de fora dos jogos contra São Paulo e Atlético-GO, o lateral também já é tido como ausência garantida da decisão no Morumbi, na próxima quarta. Seu estágio atual é semelhante ao de Diego Ribas: treinando com bola, mas ainda sem previsão de retorno.
Rodrigo Caio – Lesão na panturrilha
Foi com Rodrigo Caio que o bode da torcida do Flamengo com a Seleção Brasileira se iniciou. Além do fato de que o futebol no Brasil não para por conta da Data FIFA e, consequentemente, os convocados desfalcam seus clubes, o zagueiro ainda voltou do time de Tite lesionado. À época, se tratava de um edema ósseo no joelho, um problema de recuperação mais duradoura.
Quando o defensor estava com esse problema prestes a ser superado, um novo obstáculo pela frente. Agora, uma lesão na panturrilha, diagnosticada no dia 30 de outubro. Ao todo, Rodrigo não entra em campo vestindo o Manto Sagrado por quase três meses. A última vez foi para encarar o Barcelona de Guayaquil, no Equador, no dia 22 de setembro.
Posteriormente, o jogador foi acometido pela Covid-19. Sua última vez nos gramados, antes das lesões, foi pela Seleção, contra o Peru, no dia 13 de outubro.
Pedro – Lesão na coxa
O artilheiro do Flamengo no Brasileirão também foi vítima do “vírus” Data FIFA. Após ser convocado para as partidas contra Venezuela e Uruguai, o atacante foi diagnosticado com uma lesão no músculo adutor da coxa direita. Assim como Gabriel Barbosa, seu problema não é dos mais graves. No entanto, o suficiente para tirá-lo da partida contra o São Paulo, no Morumbi, pela Copa do Brasil. Sua expectativa de volta é para depois do jogo contra o Racing, na Libertadores, no dia 24.
Thiago Maia – Entorse no joelho e maior tempo de recuperação do elenco
O caso mais grave entre os atuais lesionados no Flamengo. Na partida contra o Atlético-GO, o volante sofreu uma entorse no joelho e precisou ser substituído na segunda etapa. Ainda no primeiro tempo, deu assistência primorosa para Bruno Henrique marcar o gol dos mandantes. No entanto, após a realização de exames, o prognóstico passa longe de ser animador.
Segundo o departamento médico do Flamengo, há uma chance de que o atleta só possa voltar a campo em maio de 2021. Seu contrato de empréstimo vai até junho do mesmo ano, o que significa que, em caso da compra não ocorrer por parte dos cariocas, Maia teria apenas um mês a mais com o Manto Sagrado. Para seu lugar, a diretoria rubro-negra estuda a contratação de Jonas, ex-jogador do clube.
Créditos da imagem destacada no post e nas redes sociais: Alexandre Vidal/Flamengo