Contra o Vasco, Fla começa caminhada para ter melhor desempenho em clássicos

04/02/2024, 13:40
Flamengo e Vasco se enfrentam neste domingo (4) no primeiro clássico do ano; relembre retrospecto do Mengão nos clássicos de 2023

Neste domingo (4), o Flamengo vai jogar o primeiro clássico do ano. Às 19h (horário de Brasília), a bola rola no Maracanã em confronto contra o Vasco, pelo Campeonato Carioca. A partida será a estreia do Mengão no Templo do Futebol em 2024. O clube busca melhorar o retrospecto nos clássicos em relação ao ano passado.

Em 2023, o Flamengo vivenciou o pior ano da gestão Landim, com diversas crises internas, atuações vexatórias e acúmulos de vice campeonatos. Porém, nos clássicos, o Fla teve retrospecto ligeiramente melhor. Mesmo assim, deixando bastante a desejar, com resultados ruins nos jogos importantes; veja o retrospecto dos confrontos contra as outras 3 principais equipes cariocas.

➕ Flamengo x Vasco: entorno do Maracanã terá esquema especial de trânsito

Retrospecto de 2023

Flamengo 1 x 0 Botafogo – Carioca

O primeiro clássico de 2023 foi contra o Botafogo, no Mané Garrincha em Brasília. O confronto foi entre os jogos da Recopa Sul-Americana. Assim, o Fla encarou o rival com jogadores da categoria de base. Com gol relâmpago de Matheus Gonçalves, no primeiro minuto de jogo, o Mengão começou a sequência de confrontos com vitória.

Flamengo 0 x 1 Vasco – Carioca

No entanto, o clássico seguinte, após o vice na Recopa Sul-Americana, o Flamengo enfrentou o Vasco e conheceu a primeira derrota em clássicos no ano. No começo do segundo tempo, o lateral Puma Rodriguez acertou um chute de rara felicidade, marcando o único gol da partida e sacramentando a vitória para o rival

Flamengo 1 x 2 Fluminense – Carioca

Na última rodada do Campeonato Carioca do ano passado, o Flamengo enfrentou o Fluminense, perdendo a liderança para o rival em jogo decisivo. Cebolinha abriu o placar para o Mengão no começo da primeira etapa. Mas no segundo tempo, Cano e Pirani marcaram os gols do tricolor, jogando o Fla para a segunda posição, encarando novamente o Vasco.

Flamengo 6 x 3 Vasco – Semifinal Carioca

Nas semifinais do Campeonato Carioca, o Flamengo enfrentou novamente o Vasco. No jogo de ida, vitória na raça por 3 a 2. O Mengão saiu atrás no placar e virou o jogo com gols de Pedro, Arrascaeta e Fabrício Bruno. Além disso, ainda teve Matheus Gonçalves expulso nos minutos finais.

No jogo de volta, mais uma partida apertada. Pedro abriu o placar no começo do primeiro tempo para o Flamengo. Em seguida, o Vasco empatou, complicando a situação do Mengão e mantendo o jogo disputado. No fim da segunda etapa, o Camisa 9 marcou de pênalti e, por fim, Ayrton Lucas liquidou o placar em 3 a 2, ou 6 a 3 no agregado.

Flamengo 3 x 4 Fluminense – Final Carioca

Na final do Campeonato Carioca, o Flamengo protagonizou mais um vexame. No jogo de ida, venceu o Fluminense por 2 a 0 jogando melhor que o adversário. Com direito a duas leis do ex, Ayrton Lucas e Pedro marcaram os gols do Mais Querido, que enfim parecia que daria uma alegria ao torcedor rubro-negro.

No entanto, os dias seguintes não seriam animadores. O Flamengo perdeu para o estreante Aucas no primeiro jogo da Libertadores, entre os jogos da final do Campeonato Carioca. Na partida contra o Fluminense, outro vexame: o tricolor venceu por 4 a 1, com o Flu tirando a diferença ainda no primeiro tempo.

Flamengo 2 x 3 Botafogo – Brasileirão

Primeiro clássico das competições nacionais e também o primeiro sob o comando de Sampaoli, o Flamengo enfrentou o Botafogo no Maracanã. Ainda pouco entrosado no trabalho do novo treinador, o Fla saiu atrás no placar, diminuiu a diferença, chegou a ter um a mais em campo e, mesmo assim, não conseguiu evitar a derrota. Os gols do Mengão foram de Léo Pereira.

Flamengo 2 x 0 Fluminense – Copa do Brasil

Nas oitavas de final da Copa do Brasil, o Flamengo enfrentou o Fluminense. Pela instabilidade do começo do Sampaoli e a atuação na final do Carioca, o rival era tido como favorito, o que não ocorreu. Na partida de ida, o Fla jogou melhor e, apesar da superioridade numérica desde o começo do segundo tempo, não conseguiu furar o bloqueio da defesa adversária

Por outro lado, no jogo de volta, jogou ainda melhor em igualdade numérica, vencendo o rival por 2 a 0 e carimbando a vaga nas quartas de final. Aos 33 da primeira etapa, Arrascaeta abriu o placar. O jogo seguiu disputado, até que nos minutos finais, Gabigol liquidou o resultado, despachando o Flu.

Flamengo 4 x 1 Vasco – Brasileirão

Logo na sequência à classificação, o Flamengo enfrentou o Vasco pelo Campeonato Brasileiro. Com o rival em crise e com maus resultados, o Mais Querido não perdoou, aplicando um sonoro 4 a 0 ainda no primeiro tempo. A partida ficou marcada como “O jogo do abandono” entre os torcedores, já que vascaínos deixaram o Maracanã no intervalo, antes mesmo de ver Jair diminuir de pênalti. Os gols do Mengão foram de Pulgar, Gerson, Pedro e Ayrton Lucas.

Flamengo 0 x 0 Fluminense – Brasileirão

Na reta final do primeiro turno do Brasileirão, Fla-Flu no Maracanã. O Flamengo, diferentemente dos dois últimos clássicos pela Copa do Brasil, jogou pior que o adversário, irritando os torcedores presentes. É importante destacar que o Mengão vinha de bons jogos, classificando nas quartas de final do torneio mata-mata e vencendo jogos importantes.

Flamengo 2 x 1 Botafogo – Brasileirão

Em crise, o Flamengo visitou o líder Botafogo pelo Brasileirão. Entre o Fla-Flu e o jogo contra o alvinegro, o Mengão passou por eliminação precoce na Libertadores, preparador físico agredindo Pedro, briga de Gerson e Varela e outros diversos jogos ruins. Apesar disso, mostrou quem manda no Engenhão e seguiu em sequência histórica de invencibilidade no estádio rival.

O Flamengo abriu o placar aos 2 minutos, com gol contra de Marlon Freitas. Contudo, sofreu o empate poucos minutos depois. Na segunda etapa, Bruno Henrique marcou belo gol e fez o “chororô”, causando a primeira derrota do Botafogo em casa numa campanha até então histórica e dando início a uma pipocada jamais vista no futebol brasileiro.

Flamengo 1 x 0 Vasco -Brasileirão

O último Clássico dos Milhões foi em outubro do ano passado, sendo o primeiro de Tite no comando do Flamengo. O Vasco seguia lutando contra o rebaixamento, mas com melhoras após as contratações no meio do ano. Mesmo assim, o Fla mostrou superioridade e com gol de Gerson, venceu mais um clássico em 2023.

Flamengo 1 x 1 Fluminense – Brasileirão

Por fim, o último clássico de 2023 foi um dos mais importantes. O Flamengo vinha embalado de uma vitória por 3 a 0 sobre o Palmeiras e ainda sonhava com o título do Brasileirão mesmo após tropeçar contra Grêmio e Santos. Mas o Fla-Flu não saiu como esperado. Arrascaeta abriu o placar no fim da primeira etapa. No segundo tempo, Arias empatou, marcando o último gol do jogo e frustrando ainda mais os planos do Mengão.

Estatísticas

De 15 clássicos, o Flamengo venceu 8, perdeu 4 e empatou 3. Assim, alcançou 60% de aproveitamento, melhor que os 48% nos 9 confrontos contra as principais equipes cariocas em 2022. Nos últimos anos, o melhor aproveitamento foi em 2020, quando venceu 9 de 13 clássicos, empatando 2 e perdendo 2, alcançando 74% de aproveitamento.


Partilha
Leonardo de Deus
Autor

Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.