Vasco x Flamengo: confira detalhes da reunião sobre semifinal do Carioca

25/02/2025, 19:48
Atualizado: 25/02/2025

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) definiu nesta terça-feira (25), em reunião com os clubes na sede da entidade, os locais e horários das semifinais do Campeonato Carioca. Mandante no jogo de ida contra o Flamengo, o Vasco optou por levar o clássico para o Engenhão. Já o Fluminense enfrentará o Volta Redonda no Maracanã na primeira partida.

Engenhão recebe semifinal entre Flamengo e Vasco com mando rival

Os jogos de ida serão neste fim de semana (1º e 2 de março) e a volta nos dias 8 e 9.

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

IDA

  • Vasco x Flamengo - sábado (1º) - Engenhão - 18h
  • Fluminense x Volta Redonda - domingo (2) - Maracanã - 18h

VOLTA

  • Flamengo x Vasco - sábado (8) - Maracanã - 18h
  • Volta Redonda x Fluminense - domingo (9) - a definir - 18h

Vasco não explicou escolha pelo Engenhão

Arrascaeta disputa bola em jogo contra o Vasco

O Vasco não explicou oficialmente a escolha pelo Engenhão para mandar o jogo de ida contra o Flamengo. Por questões de segurança, o Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (Bepe) solicitou o fechamento dos setores Norte e Sul, o que pode reduzir a capacidade do estádio em até 8 mil torcedores.

Uma reunião entre as partes está prevista entre quarta (26) e quinta-feira (27) para definir a questão. A Ferj chegou a sugerir que o Vasco mandasse o jogo no Maracanã, mas o clube optou pelo local administrado pelo Botafogo e com gramado sintético. Já o Volta Redonda ainda não definiu o local da partida de volta. O clube deseja atuar no Raulino de Oliveira, mas solicitou mais tempo à Ferj para tomar a decisão.  

Por terem feito as melhores campanhas na Taça Guanabara, Flamengo e Volta Redonda terão a vantagem do empate nas semifinais. Na final, não haverá vantagem esportiva, apenas o mando de campo no segundo jogo para a equipe com a melhor campanha.  

O presidente da Ferj, Rubens Lopes, não compareceu à reunião, que foi conduzida por Marcelo Vianna. A entidade justificou sua ausência alegando que ele "não precisava lidar com isso" e delegou a função ao vice-presidente de competições.

"Foi o ponto que a gente precisou de tranquilidade para definir (escolha pelo Nilton Santos). Trouxemos o Bepe para que pudesse pontuar sobre o local. A escolha do Vasco nos pegou de surpresa, mas é uma escolha legítima, eles têm esse direito. A PM explicou as dificuldades do Nilton Santos, disse que é mais inseguro que o Maracanã, ainda mais num momento de Carnaval, mas entendem que dá para fazer o jogo. O Bepe fez uma diminuição do estádio, de 45 mil para 36 mil torcedores", disse Marcelo.

Dekko Roisman representou o Fla

O responsável pelas Relações Institucionais do Flamengo, Dekko Roisman, representou o Mais Querino na reunião. Pelo Fluminense, estiveram presentes o diretor de futebol, Paulo Angioni, e o coordenador administrativo, Marcelo Penha. O Volta Redonda foi representado pelo vice-presidente Flavio Horta Júnior, enquanto o Vasco contou com a presença do diretor executivo Marcelo Sant’Ana, como informou o "ge."

"A gente preferia os dois jogos no Maracanã, até para tornar o campeonato mais atraente, com mais gente, recorde de público, como foi em 2024, mas o Vasco foi irredutível mesmo com as ponderações do Bepe, televisão e Ferj e quis manter o jogo no Engenhão. O Bepe fez ponderações relevantes em relação à segurança. Não estamos em um sábado qualquer, é um sábado de Carnaval. Vamos ter limitação de acesso e dois setores interditados para venda", disse Roisman.

Arbitragens definidas para as semis

A definição da arbitragem para as semifinais também ocorreu durante a reunião. A Ferj disponibilizou cinco árbitros e permitiu que os clubes escolhessem os responsáveis por apitar os jogos.  

Flamengo e Vasco optaram por Wagner do Nascimento Magalhães para a partida de ida e Bruno Arleu de Araújo para a volta. Já Fluminense e Volta Redonda escolheram Yuri Elino Ferreira da Cruz para o primeiro jogo e Alex Gomes Stefano para o segundo. O quinto árbitro disponível era Bruno Mota Correia, que não foi selecionado.