Vasco x Flamengo: confira detalhes da reunião sobre semifinal do Carioca

Atualizado: 25/02/2025, 19:48

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) definiu nesta terça-feira (25), em reunião com os clubes na sede da entidade, os locais e horários das semifinais do Campeonato Carioca. Mandante no jogo de ida contra o Flamengo, o Vasco optou por levar o clássico para o Engenhão. Já o Fluminense enfrentará o Volta Redonda no Maracanã na primeira partida.

Engenhão recebe semifinal entre Flamengo e Vasco com mando rival

Os jogos de ida serão neste fim de semana (1º e 2 de março) e a volta nos dias 8 e 9.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

IDA

  • Vasco x Flamengo - sábado (1º) - Engenhão - 18h
  • Fluminense x Volta Redonda - domingo (2) - Maracanã - 18h

VOLTA

  • Flamengo x Vasco - sábado (8) - Maracanã - 18h
  • Volta Redonda x Fluminense - domingo (9) - a definir - 18h

Vasco não explicou escolha pelo Engenhão

Arrascaeta disputa bola em jogo contra o Vasco

O Vasco não explicou oficialmente a escolha pelo Engenhão para mandar o jogo de ida contra o Flamengo. Por questões de segurança, o Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (Bepe) solicitou o fechamento dos setores Norte e Sul, o que pode reduzir a capacidade do estádio em até 8 mil torcedores.

Uma reunião entre as partes está prevista entre quarta (26) e quinta-feira (27) para definir a questão. A Ferj chegou a sugerir que o Vasco mandasse o jogo no Maracanã, mas o clube optou pelo local administrado pelo Botafogo e com gramado sintético. Já o Volta Redonda ainda não definiu o local da partida de volta. O clube deseja atuar no Raulino de Oliveira, mas solicitou mais tempo à Ferj para tomar a decisão.  

Por terem feito as melhores campanhas na Taça Guanabara, Flamengo e Volta Redonda terão a vantagem do empate nas semifinais. Na final, não haverá vantagem esportiva, apenas o mando de campo no segundo jogo para a equipe com a melhor campanha.  

O presidente da Ferj, Rubens Lopes, não compareceu à reunião, que foi conduzida por Marcelo Vianna. A entidade justificou sua ausência alegando que ele "não precisava lidar com isso" e delegou a função ao vice-presidente de competições.

"Foi o ponto que a gente precisou de tranquilidade para definir (escolha pelo Nilton Santos). Trouxemos o Bepe para que pudesse pontuar sobre o local. A escolha do Vasco nos pegou de surpresa, mas é uma escolha legítima, eles têm esse direito. A PM explicou as dificuldades do Nilton Santos, disse que é mais inseguro que o Maracanã, ainda mais num momento de Carnaval, mas entendem que dá para fazer o jogo. O Bepe fez uma diminuição do estádio, de 45 mil para 36 mil torcedores", disse Marcelo.

Dekko Roisman representou o Fla

O responsável pelas Relações Institucionais do Flamengo, Dekko Roisman, representou o Mais Querino na reunião. Pelo Fluminense, estiveram presentes o diretor de futebol, Paulo Angioni, e o coordenador administrativo, Marcelo Penha. O Volta Redonda foi representado pelo vice-presidente Flavio Horta Júnior, enquanto o Vasco contou com a presença do diretor executivo Marcelo Sant’Ana, como informou o "ge."

"A gente preferia os dois jogos no Maracanã, até para tornar o campeonato mais atraente, com mais gente, recorde de público, como foi em 2024, mas o Vasco foi irredutível mesmo com as ponderações do Bepe, televisão e Ferj e quis manter o jogo no Engenhão. O Bepe fez ponderações relevantes em relação à segurança. Não estamos em um sábado qualquer, é um sábado de Carnaval. Vamos ter limitação de acesso e dois setores interditados para venda", disse Roisman.

Arbitragens definidas para as semis

A definição da arbitragem para as semifinais também ocorreu durante a reunião. A Ferj disponibilizou cinco árbitros e permitiu que os clubes escolhessem os responsáveis por apitar os jogos.  

Flamengo e Vasco optaram por Wagner do Nascimento Magalhães para a partida de ida e Bruno Arleu de Araújo para a volta. Já Fluminense e Volta Redonda escolheram Yuri Elino Ferreira da Cruz para o primeiro jogo e Alex Gomes Stefano para o segundo. O quinto árbitro disponível era Bruno Mota Correia, que não foi selecionado.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.