Vasco x Flamengo: arbitragem será de Raphael Claus, pivô de polêmica em clássico de 2024

Atualizado: 18/04/2025, 15:17
De novo? CBF escala Raphael Claus para apitar Goiás x Flamengo, pelo Brasileirão, antes da volta da Copa do Brasil

A arbitragem de Vasco x Flamengo será comandada pelo árbitro Raphael Claus. O juiz recheado de polêmicas em jogos do Rubro-Negro foi o escolhido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a partida deste sábado (19), às 18h30, no Maracanã, pela quinta rodada do Brasileirão. 

FlaBasquete reencontra rival Franca na busca por retomar o trono da BCLA

A CBF anunciou Danilo Ricardo Simon Manis, de São Paulo, e Bruno Raphael Pires, de Goias, como os assistentes de campo no clássico. O VAR será de responsabilidade de Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira, da Federação de Minas Gerais. 

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Em 2024, Raphael Claus protagonizou polêmicas ao ser escalado para arbitragens de jogos do Mengão contra rivais. A começar com duelo com o Botafogo, pelo Brasileirão, partida que sofreu muitas críticas de rubro-negros após o apito final com vitória por 2 a 0 para o alvinegro.

O árbitro não marcou falta clara em Fabrício Bruno no lance que gerou o segundo gol do alvinegro na partida. A atuação no lance chamou a atenção, principalmente por tentar dar seu veredito sobre o lance antes mesmo da análise do VAR.

“Para mim não foi nada. Cavou muito, Toski. Ele jogou a perna e se atira. Cavou muito“, afirmou o juiz.

No mesmo jogo, Raphael Claus não deu amarelo para Luiz Henrique por comemorar gol com uma máscara. A punição está prevista na regra, mas o árbitro ignorou. Esse desempenho resultou em um intervalo de três meses sem escalar para jogos do Flamengo. 

Depois de voltar a ser escalado, foi novamente designado para a arbitragem de um clássico, dessa vez justamente entre Flamengo e Vasco. Mais uma vez rubro-negros ficaram na bronca. A reclamação foram dois toques de mão dentro da área, mas o árbitro considerou que os jogadores do cruzmaltino estavam em posição natural. 

Raphael Claus em jogos do Flamengo

A partida deste sábado será a 44ª vez que Claus será árbitro principal em um jogo do Flamengo. E, apesar dos muitos erros, o Mengão ainda consegue ter histórico positivo em jogos com o juiz: 24 vitórias, 14 derrotas e somente quatro empates. Mas o que fica marcado são as falhas gritantes contra o Rubro-Negro. 

Em 2022, o time deixou a derrota por 2 a 1 para o Fluminense se queixando de um pênalti dado pelo árbitro que resultou no primeiro gol do rival, além de cinco expulsões no jogo e o pouco tempo de bola rolando. No lance, torcedores entendem que Santos sofreu falta, mas o árbitro assinalou infração do goleiro. 

Mas esses clássicos são apenas exemplos das polêmicas que Raphael Claus já protagonizou. Recentemente, torcedores do Flamengo fizeram um compilado de erros do árbitro contra o time; confira: 

Raphael Claus tem uma média de 4,3 cartões amarelos por partida do Flamengo. São 187 amarelos em 43 partidas, além de 15 cartões vermelhos. Desses, 91 amarelos (48,6%) e cinco vermelhos (33,3%) foram para rubro-negros.

Histórico em partidas do Vasco

O árbitro apitou 34 partidas do Vasco em sua carreira, que terminaram com 13 triunfos do cruzmaltino, 14 vitórias dos adversários e sete empates. Claus aplicou 150 cartões amarelos nesse recorte, média de 4,4 por jogo. 

A última partida do rival que Raphael Claus apitou também foi em 2024, jogo que o Vasco venceu o Bahia por 3 a 2, pela 31ª rodada do Brasileirão. 

Escala de arbitragem completa para Vasco x Flamengo

  • Árbitro: Raphael Claus (SP)
  • Árbitro Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
  • Árbitro Assistente 2: Bruno Raphael Pires (GO)
  • Quarto Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ)
  • VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
  • AVAR: Fabricio Porfirio de Moura (SP)
  • AVAR2: Anderson da Silveira Farias (RS)
  • Quality manager: Maria Victoria Benetti Vargas (RJ)
  • Observador de VAR: Rodrigo Pereira Joia (RJ)  
  • Assessor: Ednilson Corona (SP)
  • Inspetor: Marcelo Carvalho Van Gasse (RJ)


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.