Vasco perde na Justiça briga com Flamengo pelo Maracanã

03/11/2023, 09:05
Atualizado: 06/03/2025
Maracanã visto de cima; briga entre Vasco e Flamengo pelo estádio ganhou mais um capítulo na Justiça

Em mais um capítulo da “briga” pela administração do Maracanã, o Flamengo levou a melhor sobre o Vasco na Justiça. O clube de São Cristóvão teve negado o seu pedido de liminar para anular o Termo de Uso Provisório (TPU) da administração do Maracanã, que foi renovado com a dupla Fla-Flu.

A decisão é da 10ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro, que entendeu que haveria o risco ao patrimônio público com a anulação do TPU. Isso porque a administração voltaria ao Estado de maneira imediata. As informações são do jornalista Ancelmo Gois, do jornal “O Globo”.

Leia mais: Flamengo no Mercado da Bola: Bruno Méndez e Guilherme Arana

A nova decisão que rejeita o pedido do Vasco avaliou que não seria benéfico retirar o TPU do Flamengo, o permissionário no contrato assinado, e do Fluminense, que entra como interveniente. Outro dos motivos apontados é que a renovação temporária é necessária para que haja tempo de um debate sobre a nova permissão de uso do Maracanã.

Portanto, apesar de reclamar desde o ano passado das seguidas renovações automáticas do TPU, o Vasco sofre mais uma óbvia derrota na Justiça. Flamengo e Fluminense participam da administração do estádio desde abril de 2019, e se preparam agora para passar pela concorrência pública pela gestão do Maracanã.

Processo de licitação do Maracanã: Flamengo é o favorito

Após idas e vindas, o edital da nova licitação do Maracanã teve a aprovação em agosto deste ano, com a autorização do TCE para a retomada do processo. Além da dupla Flamengo e Fluminense, o Vasco, em parceria com as empresas WTorre e Legends, e Arena BSB, gestores do Mané Garrincha, são os interessados.

Mas, apesar da concorrência, o Flamengo é o favorito na disputa. Isso porque o principal critério no edital é o número de jogos no Maracanã. Assim, a dupla pode somar seus jogos como mandante e superar o Vasco, que tem São Januário e não conseguiria competir neste quesito.

Flamengo e Fluminense pretendem enviar proposta com uma projeção de 70 jogos no Maracanã. 36 rodadas do Brasileiro, dez possíveis jogos na Copa do Brasil e 12 do Carioca, além de mais 12 partidas da Libertadores ou da Sul-Americana.


Compartilhe
André Antunes
Autor
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.